Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Justiça Eleitoral afasta cassação de candidatura de Crivella por uso de igreja em campanha

Justiça Eleitoral afasta cassação de candidatura de Crivella por uso de igreja em campanha

O Tribunal Superior Eleitoral afastou na terça-feira (29/9) a cassação do registro de candidatura de Marcelo Crivella (PRB-RJ), que concorreu ao cargo de governador do estado do Rio de Janeiro nas eleições de 2014. Crivella, atualmente senador, teve o seu registro cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio porque teria usado a estrutura da Igreja Universal do Reino de Deus em benefício de sua candidatura.

Crivella (foto) foi o segundo colocado tanto no primeiro como no segundo turno das eleições, obtendo respectivamente 1.619.165 de votos (20,26%) e 3.442.713 de votos (44,22%). A diferença de votação entre o primeiro colocado, Pezão (PMDB-RJ), e Crivella foi de 900.585 votos em um universo de quase 12 milhões de eleitores.

A coligação O Rio Em 1º Lugar ajuizou ação eleitoral, alegando que o pedido de apoio realizado durante três cultos evangélicos realizados em templos situados em Nova Iguaçu, Botafogo e Del Castilho, bem como a “imposição de mãos” de líderes religiosos durante a veiculação de quatro programas televisivos transmitidos pela emissora CNT, o que identificaria subliminarmente o número pelo qual Crivella concorreu ao pleito, seria suficiente para cassar o seu mandato e aplicar a sanção de inelegibilidade pelo prazo de oito anos.

Provas inexistentes

A Procuradoria Regional do Rio de Janeiro apresentou parecer no sentido de que fosse julgada improcedente a ação, em razão de inexistirem provas suficientes para a configuração de abuso de poder.

Afastando as razões apresentadas pelo Ministério Público, o TRE-RJ cassou o registro de Crivella por entender que a Igreja Universal do Reino de Deus teria sido aparelhada em benefício da candidatura de Crivella. A corte regional eleitoral fluminense afastou a sanção de inelegibilidade, por entender que não havia qualquer indício da participação direta ou indireta do candidato nas condutas consideradas ilícitas.

Os advogados Gabriela Rollemberg, Rodrigo Pedreira e Márcio Vieira Santos, do escritório Gabriela Rollemberg Advocacia, elaboraram o Recurso Ordinário interposto contra a decisão colegiada do TRE-RJ com o fim de afastar a cassação ao registro de candidatura aplicada.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Acolhendo as teses da defesa e da Procuradoria-Geral Eleitoral que opinou pelo afastamento da cassação de Crivella, o ministro João Otávio de Noronha, relator do caso, proveu o recurso de Crivella por identificar que as condutas praticadas não caracterizam abuso do poder, sendo acompanhado pela unanimidade dos membros do TSE.

A corte superior eleitoral concluiu que a utilização da estrutura da Igreja Universal do Reino de Deus para promoção de Crivella em detrimento de seus adversários políticos, em somente três cultos não televisionados, sem a aferição de quantos fiéis estavam presentes, é incapaz de configurar o abuso do poder econômico, por se tratar de condutas isoladas.

Além disso, a veiculação de somente quatro programas de televisão, sem quaisquer informações nos autos sobre sua audiência, em que líderes religiosos fazem a “imposição de mãos”, sem menção ao pleito, não tem o condão de configurar o uso indevido dos meios de comunicação social no contexto de uma eleição para o cargo de governador.

Fonte: Consultor Jurídico


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Missionário David Miranda
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Jorge Linhares
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Helena Tannure
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Abílio Santana
Pastor Márcio Valadão
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Oseias Gomes
Missionário RR Soares
Pastor Billy Graham
Pastor Lucinho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Voz da Verdade
Cantora Damares
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Mara Lima
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Cassiane
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantor André Valadão
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantora Alda Célia
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Karen Martins