Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Jornalistas são presas em desrespeito aos direitos humanos

Duas jornalistas detidas na semana passada por guardas norte-coreanos estão sendo acusadas de espionagem, disse o Departamento de Estado dos Estados Unidos nesta terça-feira. "Nós estamos certamente a par das acusações", disse o porta-voz Robert Wood.

O porta-voz informou nesta terça-feira que a Coreia do Norte assegurou aos Estados Unidos que as jornalistas --que trabalham para o canal californiano Current TV-- serão bem tratadas. "A Coreia do Norte nos garantiu isso", declarou.

De acordo com o jornal sul-coreano "JoongAng Ilbo", Euna Lee e Laura Ling, enfrentam intenso interrogatório em Pyongyang por suspeita de espionagem depois de cruzarem a fronteira entre a China e a Coreia do Norte e serem detidas na madrugada de terça-feira (17) por "entrarem ilegalmente em território" norte-coreano.

O porta-voz acrescentou que como não há diplomata americano no país, pediu a diplomatas suecos que peçam acesso às mulheres. Se condenadas por espionagem, as jornalistas podem pegar ao menos cinco anos de prisão pela lei norte-coreana. Se condenadas por espionagem e travessia ilegal, elas podem ser sentenciadas a mais de 20 anos de prisão.

De acordo com o jornal, as autoridades de Pyongyang investigam os notebooks, fitas de vídeo e câmeras das jornalistas alegando que elas entraram ilegalmente no país e que estariam espionando as instalações do regime militar.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Um ativista que alega ter ajudado as jornalistas a planejar a viagem disse que elas estavam fazendo uma reportagem sobre os refugiados norte-coreanos na China. O reverendo Chun Ki-won informou que as avisou para que não chegasse muito perto da fronteira.

As jornalistas provavelmente cruzaram um rio congelado e passaram para o lado norte-coreano em um ponto isolado onde o rio se estreita, de acordo com o jornal "JoongAng Ilbo". Um terceiro jornalista americano que estava com elas, Mitch Koss, operador de câmera do canal de TV, foi detido por guardas chineses na fronteira e, segundo o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Qin Gang, Koss já deixou o país.

A organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF), com sede em Paris, pediu que as jornalistas fossem imediatamente libertadas e insistiu para que a Coreia do Norte e a China indiquem onde elas foram detidas.

Segundo o chefe do grupo da Ásia, Vicent Brossel, a captura delas na China violaria o direito internacional. "É sequestro; não é prisão. É um novo caso de sequestro cometido pelo regime norte-coreano contra civis, neste caso jornalistas", disse.

Prisão

A prisão, ocorrida às margens do fronteiriço rio Tumen, aconteceu em um momento de elevada tensão na região, quando a Coreia do Norte acusa os EUA e a Coreia do Sul de prepararem uma guerra ao realizarem exercícios militares conjuntos na região. Já Washington e Seul acusam Pyongyang de anunciar o lançamento de um satélite de comunicações como disfarce para o lançamento de um míssil de longo alcance, que teria alcance para atingir o Alasca.

O Departamento de Estado dos EUA disse ter mantido contato com autoridades norte-coreanas para pedir a imediata libertação das jornalistas. Em 1996, um norte-americano passou três meses detido pela Coreia do Norte após cruzar o rio Yalu, que demarca outro ponto da fronteira entre China e Coreia do Norte.

Essa prisão demonstra a falta de respeito à liberdade de expressão e pensamento na Coreia. Ore pelas jornalistas e por todos que estão presos sem motivos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/03/noticia5227/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Benny Hinn
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Carvalho Junior
Pastor Lucinho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Bispo Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Billy Graham
Bispa Ingrid Duque
Missionário RR Soares
Pastor Samuel Camara
Pastor Jorge Linhares
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Regis Danese
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Bruna Karla
Cantora Damares
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Andrea Fontes
Ministério Renascer Praise
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Karen Martins
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Fernandinho
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantora Lea Mendonça
Cantora Lauriete