Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igreja protestante é atingida por bombas caseiras

Em 4 de novembro, assaltantes não-identificados arremessaram seis coquetéis molotov contra a Igreja Protestante Amor, na cidade de Odemis. As janelas do edifício foram quebradas, e houve alguns danos menores no exterior do prédio.
 
Essa igreja tem sido vítima de uma série de ataques perpetrados por elementos desconhecidos. Odemis é uma cidade a 105 quilômetros ao leste de Esmirna,
 
A polícia de Odemis disse que os fragmentos das bombas detonadas foram mandados para Esmirna, para a avaliação de especialistas forenses. Os explosivos eram caseiros, colocados dentro de garrafas de cerveja.
 
O pastor da igreja, Mehmet Sahin Coban, disse que estava fora do prédio, onde sua família e ele moram, quando o ataque aconteceu, por volta das 22h30. Depois que seu filho telefonou para ele, dizendo que algumas janelas haviam quebrado e que objetos em chamas foram atirados contra os muros, Mehmet notificou a polícia e então correu para o local.
 
Durante as duas últimas semanas, pessoas atiravam pedras contra a igreja quase todas as noites. Embora Mehmet tenha reportado os incidentes à polícia de Odemis, ele disse que nada foi feito.
 
Mas, em questão de minutos depois do atentado, um esquadrão da Ordem Pública e Anti-Terrorista veio avaliar os danos, tirar digitais e registrar a queixa oficial de Mehmet.
 
Os repórteres locais vieram na manhã seguinte para cobrir o ataque. As primeiras reportagens do jornal Yeni Asir no dia 6 de novembro, e de outros diários, diziam que o edifício era apenas uma casa. Mas no dia 7, um artigo de 1ª página do jornal Odemis Kent, repleto de fotografias, dizia claramente em seu título: "Coquetel molotov é atirado contra Igreja em Odemis".
 
O jornal citava Mehmet dizendo: "Eu tenho liberdade de cultuar como protestante. Há seis anos eu mudei minha identidade religiosa paraprotestante. Tenho liberdade religiosa como cidadão da república turca. A religião escrita na minha carteira de identidade é a minha religião".

Registro negado

Mehmet, de 46 anos, se converteu ao cristianismo há 14 anos. Sua pequena congregação não conseguiu obter o status formal de "igreja" desde que começou a se reunir, há sete anos.
 
A igreja, formada em 1999, tem 25 membros e se reúne em seu atual endereço, na Rua Selvi, desde 2002. Seguindo os procedimentos estabelecidos, o grupo informou à administração do distrito de sua localização nas duas vezes (quando se formou e quando se mudou), declarando o endereço e os horários de seus cultos.
 
Mehmet disse que, em fevereiro de 2004, a igreja pediu para registrar seu templo, em uma carta ao município de Odemis. Mas, 10 meses depois, a cidade negou o pedido.
 
A polícia de segurança pressiona o grupo desde então, querendo que ele feche a igreja por não ter status legal, disse Mehme

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

t.
 
Depois de as janelas da igreja terem sido quebradas diversas vezes em 2005, a igreja colocou venezianas e grades de ferro sobre as janelas.
 
Segundo o pastor, a apenas duas semanas atrás, os vidros de seu carro, estacionado em frente à igreja, haviam sido quebrados.
 
Apesar do custo, a congregação está procurando um advogado para ajudar a assegurar seus direitos como cidadãos turcos, a fim de estabelecer oficialmente sua igreja como um templo.
 
"Atirar pedras e coquetéis Molotov em nossa igreja não nos forçará a mudar nossa fé", Mehmet disse.
 
Outro pastor cristão turco, ex-muçulmano, disse à agência de notícias Compass não estar surpreso com tais incidentes. Mas, disse ele, "gostaríamos de ver ações mais eficientes por parte das autoridades em relação a nós".
 
Relatório da União Européia 

Em 8 de novembro saiu o esperado relatório da Comissão da União Européia (UE) sobre a Turquia. O relatório notou que: "Foram relatados ataques contra clérigos e templos de comunidades não-muçulmanas".
 
Esse último relatório, emitido de Bruxelas, criticou a enorme dificuldade dos muçulmanos turcos em resolverem as disparidades evidentes das restrições legais contra as minorias religiosas.
 
"A liberdade religiosa geral continua a ser respeitada genericamente. Entretanto, não houve progresso em se resolver os problemas encontrados por comunidades religiosas não-muçulmanas, algumas das quais não são reconhecidas oficialmente", lê-se no relatório.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/11/noticia3102/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo César Augusto
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Billy Graham
Missionário RR Soares
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Sarah Sheeva
Missionário David Miranda
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Camara
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Abílio Santana
Pastor Geziel Gomes
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastora Joyce Meyer
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Ludmila Ferber
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Cassiane
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Damares
Cantor Fernandinho
Ministério Diante do Trono
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia