Cerca de 50 policiais e oficiais de segurança distrital da divisão de Binh Khanh foram à Igreja Menonita, que também é onde mora o reverendo Nguyen Hong Quang, em 22 de maio. Os policiais demoliram a nova construção e prenderam o pastor e 10 outras pessoas.
Os oficiais forçaram sua entrada no prédio, chutaram as portas e agrediram os operários e outras pessoas com socos e golpes de cassetetes.
O pastor Nguyen, que foi libertado da prisão em agosto último, depois de cumprir 15 meses de uma sentença de três anos por "atrapalhar" oficiais de polícia, foi algemado e levado sob custódia para a delegacia, onde passou a noite. Ele foi o último a ser libertado na manhã de 23 de maio, cerca de 28 horas depois da prisão.
Nguyen relatou que, depois de meses de dificuldades e negativas, ele havia recebido uma permissão para construir, datada de 8 de maio, a fim de reparar o prédio menonita no distrito 2. Uma parte dele tinha sido demolida em julho do ano passado (quando o pastor ainda estava na prisão), com uma alegação de 5 anos atrás de violação do código de construções. Os oficiais forçaram sua esposa e filhos a assistir à demolição.
No último incidente, as autoridades acusaram a igreja de reconstruir além do permitido pela autorização. No Vietnã, códigos de construção são apenas seletivamente forçados.
No incidente anterior, em março de 2004, na mesma locação, o pastor Nguyen e cinco obreiros da Igreja Menonita foram presos, acusados de "impedir oficiais da lei no cumprimento do dever" e sentenciados a vários períodos na prisão.
O pastor foi libertado antes do final de sua sentença, devido a uma intensa ação institucional internacional. O último dos seis presos no incidente, evangelista Pham Ngoc Thach, foi libertado em março, depois de completar uma sentença de dois anos.
Enquanto o pastor Nguyen passava de uma prisão a outra, a liderança da igreja ficou a cargo de sua esposa, Le Thi Phu Dzung. As autoridades invadiram a igreja pelo menos 80 vezes enquanto o pastor estava preso, às vezes no meio da noite, aterrorizando Le Thi e seus três filhos jovens.
Armadilha?
A construção estava em andamento quando a invasão aconteceu, na segunda-feira. Em uma entrevista à rádio Free Asia, com o marido sob custódia, uma confusa e chorosa Le Thi descrevia o barulho nos fundos enquanto ocorria a demolição da supostamente ilegal reconstrução.
A destruição da nova construção continuou sob direção das autoridades na manhã seguinte, mesmo durante a visita ao terreno de um oficial do consulado dos Estados Unidos.
Alguns amigos do pastor Nguyen acreditam que em vez de usar métodos pacíficos, as autoridades recorrem à força em questões civis para que isso funcione como uma armadilha para o pastor. Eles esperam provocá-lo. No mínimo, dizem os amigos, as autoridade vietnamitas não demonstraram sensibilidade e humanidade para com a Igreja Menonita e mais uma vez agiram duramente contra o grupo religioso.
Uma antiga fonte de Compass observou que é especialmente estarrecedor que o Vietnã se arrisque a mostrar mais publicidade negativa no momento em que está tentando sair da lista dos EUA dos Países de Preocupação Específica, que enumera os ofensores da liberdade religiosa. A remoção da lista é necessária para tornar possível o desejo do Vietnã de entrar para a Organização Mundial do Comércio.
"Autoridades de departamentos locais podem ter feito isso por conta própria - há tempos eles agem de forma animosa para com o pastor Nguyen e seu grupo", informou a fonte. "Eles estavam preocupados porque não foram informados com antecedência de sua libertação em agosto último, e sugeriram ao pastor que eles ainda não tinham acabado com o que começaram".
Embora as autoridades locais tivessem agido com constrangimento para com a igreja desde que o pastor saiu da prisão, afirmou a fonte, a permissão de construção forneceu a oportunidade que eles queriam.
"Por outro lado, tanto o pastor Nguyen quando sua esposa assinaram a inflamada 'Declaração sobre Democracia e Liberdade para o Vietnã', junto com outros 116 ativistas da democracia", informou a fonte. "Então, é possível que isso tenha motivado algumas autoridades superiores que não querem repreensão quanto à liberdade religiosa e os direitos humanos, para permitir ou provocar o incidente".
Qualquer que seja o motivo, mais uma vez as histórias que culpam somente as vítimas estarão em circulação em breve, ele disse.
Um pastor no Vietnã concluiu: "Não importam os fatos do caso, a imagem de dezenas de policiais armados e agressivos agentes de segurança brandindo cassetetes e mais uma vez forçando a entrada na Igreja Menonita e casa de seu líder, e agredindo as pessoas, farão pouco para convencer as igrejas não registradas do Vietnã ou a comunidade internacional de que o Vietnã está tentando melhorar as relações com corporações religiosas."
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.