Começou ontem, dia 6, a primeira fase de uma campanha que a Igreja espanhola desenvolve para promover a consciência do novo sistema de financiamento, coberto por um acordo entre o Estado espanhol e a Santa Sé, datado de Dezembro de 2006.
O objectivo, segundo a Conferência Episcopal espanhola, é “fomentar uma maior responsabilidade dos católicos e de todas as pessoas em geral, que apreciam o trabalho da Igreja na sociedade” e pretende “garantir apoio económico para a Igreja no futuro”.
Sob este acordo, o imposto atribuído ao IRS vai aumentar de 0,5 para 0,7 % e a isenção será retirada. A doação directa do Estado para a Igreja também é eliminada, por isso os fiéis são chamados a tornar-se mais responsáveis e a expressar o seu apoio à Igreja, nas suas deduções de IRS.
A primeira fase da campanha desenrola-se durante um mês, através de anúncios comerciais na televisão, imprensa e na internet, fornecendo informação sobre o acordo entre Espanha e a Santa Sé.
Nas próximas semanas, os anúncios comerciais na televisão vão também contar histórias reais de sacerdotes, religiosos, homens e mulheres que desempenham funções diferentes na igreja.
Segundo a Conferência Episcopal espanhola, a campanha mostra que a Igreja Católica “faz parte do dia a dia da vida do país” e que muitos fiéis que trabalham nas comunidade cristãs desenvolvem “tarefas discretas mas que são essenciais para o bem geral da sociedade”.
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