Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igreja é intimada pela prefeitura a retirar de seu templo uma faixa que anunciava oração pela cidade

A Primeira Igreja Batista (PIB) de Niterói foi intimada pela prefeitura da cidade por causa de uma faixa com os dizeres “Niterói Estamos Orando Por Você”, que havia sido instalada pela congregação em sua propriedade.

A notícia foi publicada pelo pastor Renato Vargens, líder da Igreja Cristã da Aliança – situada também em Niterói –, em seu blog. “É inacreditável, mas a Prefeitura de Niterói  ultrapassou os limites do bom senso”, escreveu o pastor, ao lado da imagem da intimação feita pela administração municipal.

“A Prefeitura de Niterói intimou a Igreja a retirar a faixa! Confesso que a atitude da PIB de Niterói foi uma atitude louvável. Nossos irmãos estavam rogando a Deus pela paz da cidade que vive debaixo de uma violência sem precedentes, todavia, para a prefeitura, a oração dos nossos irmãos não é bem vista e nem bem vinda!”, criticou Vargens, expressando a indignação com a situação.

O imbróglio envolve uma lei que regula a publicidade na cidade. Segundo leitores do blog de Renato Vargens, o artigo 295 da lei 2624/2008 expressa claramente que a instalação de faixas depende de autorização da prefeitura, “ainda que em território privado”, segundo o pastor.

Dois advogados comentaram o caso e demonstraram discordâncias dos termos da lei: “No Brasil e em qualquer outro pais democrático nenhum direito é absoluto, assim o direito de propriedade também não o é, e é regulado […] No entanto o caso específico não se enquadra na Lei que fundamentou a atuação, assim acho que foi abusiva a conduta da prefeitura. Não conheço a situação política mas creio que deve ter havido algum tipo de retaliação, pode ser que haja realmente um histórico, mas ainda que seja retaliação política e a faixa tenha sido uma provocação, a igreja estava no uso de seu direito constitucional, embora creia que à luz das Escrituras não seja correto instrumentalizar a igreja para isso. Mas aí já seriam suposições, o que parece concreto e analisando só do ponto de vista laico é que mandaram tirar uma faixa sem base legal para isso, então foi abusivo”, escreveu o advogado Alexandre Demidoff no Facebook.

Já o advogado Victor Corradi chamou a atenção para o fato de que pode ter havido interpretação propositalmente equivocada para usar a lei a serviço de interesses desconhecidos e particulares: “Além de ser uma lei absurda, digna se repúdio, a intimação foge ao escopo da lei, de regular anúncios e engenhos publicitários. Não há qualquer fundamento publicitário na faixa. Aliás, o direito de colocar a faixa decorre da liberdade de culto, garantida por norma constitucional. Precisaríamos de autorização da prefeitura para colocar faixas de anúncio de ministérios, campanhas de arrecadação, etc? Estamos para servir o Estado ou o Estado está para servir-nos? A aplicação desarrazoada do artigo para fundamentar a intimação só pode ser usada com propósitos totalitários”, pontuou.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


As duas opiniões acima foram publicadas pelos advogados no Facebook e o pastor Renato Vargens as reproduziu em seu blog, assim como o comunicado emitido por um político local: “O vereador pastor Ronaldo [Oliveira] em seção plenária, aparteou o vereador Henrique Vieira sobre a notificação de retirada da faixa que a Primeira Igreja Batista de Niterói recebeu da Prefeitura de Niterói. Assim que soube do caso, o vereador entrou em contato com a diretoria de ordem pública da Cidade, e a mesma informou que iria revogar! Após a intervenção do vereador, a PIB de Niterói foi autorizada a recolocar a faixa”.

Por fim, o pastor Renato Vargens afirmou que não acredita que seja um caso de perseguição: “Quero ressaltar que não acredito que a Igreja tenha sofrido perseguição. O que acho é que o Estado não tem que se intrometer numa propriedade privada. A faixa estava intramuros, o que na minha opinião, legitima o uso dela”, disse o pastor.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/igreja-intimada-prefeitura-retirar-faixa-oracao-71228.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Benny Hinn
Bispa Ingrid Duque
Pastora Joyce Meyer
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Missionário RR Soares
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Elson de Assis
Pastor Jorge Linhares
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Billy Graham
Pastor Carvalho Junior
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastora Helena Tannure
Missionário David Miranda
Apóstolo César Augusto
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Camara
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Estevam Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Mattos Nascimento
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Fernandinho
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Regis Danese
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Cantora Mara Lima
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Aline Barros
Cantor Davi Sacer
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantora Alda Célia
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Banda Oficina G3