Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Igreja continua aberta oito meses depois de ter sido mandada fechar por falta de segurança

A Câmara da Azambuja aguarda obras na fachada do Palácio Pina Manique, oito meses após uma pedra de 20 quilos se ter soltado, levando a ex-Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN) a sugerir o seu encerramento.

O presidente da Câmara, Joaquim Ramos (PS), avançou à agência Lusa que solicitou uma segunda reunião com a ministra da Cultura para voltar a sensibilizá-la para a necessidade de avançar com um plano de recuperação do palácio, cuja igreja continua aberta ao culto, sem ter sofrido quaisquer obras de recuperação.

“Há uma zona do palácio no adro da igreja que é uma zona perigosa em termos de eventual queda de pedras e isolámos essa zona” alerta o autarca, explicando que é “uma zona muito frequentada”, embora “o interior da igreja em si não tenha problemas”.

Datado do século XVIII, o Palácio Pina Manique, edifício histórico inacabado contíguo à igreja, não sofre obras há mais de três décadas, pelo que a autarquia desde há cinco anos que tem vindo a pedir uma intervenção de modo a travar o estado avançado de degradação.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“Os planos que nós temos é que fossem feitas a recuperação e consolidação da fachada e uma intervenção ao nível da cobertura da igreja”, explicou o presidente da Câmara, acrescentando tratar-se de uma “obra avultada” para a qual a autarquia não dispõe de verbas suficientes.

“Não podemos passar a vida a transferir responsabilidades do Estado para as autarquias porque a Câmara nem tem jurisdição sobre o palácio”, sublinhou.

O estado de degradação do exterior da igreja, que coloca em causa a segurança de pessoas e bens, merece também a preocupação do presidente da Junta de Freguesia de Manique do Intendente, Herculano Martins (CDU), que revelou que “na parte do relógio [fachada] continuam a cair pedras”.

O presidente da Câmara informou que o Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR)”, entidade que sucede ao Instituto Português do Património Arquitectónico (IPPAR), “já tem orçamento para a consolidação da fachada”, mas, apesar das promessas, a rubrica não está ainda orçamentada no Plano de Investimentos e Despesas da Administração Central (PIDDAC) para 2008.

Segundo um ofício datado de Setembro a que a Lusa teve acesso, o IGESPAR informou a Câmara de um relatório enviado em Maio pela Direcção Regional de Cultura de Lisboa e Vale do Tejo (DRC-LVT), que reconhece que, depois da queda do pedregulho, “nada impede que outros se venham a desprender”, colocando a possibilidade de haver um “desmoronamento a médio prazo”.

A DRC-LVT recomenda a “interdição de pessoas junto à fachada” do imóvel e a execução de um projecto de recuperação, apesar de não dispor para já (devido às mudanças decorrentes na nova estrutura orgânica) de meios financeiros para uma intervenção de emergência, avaliada em 30 mil euros.

Quanto ao encerramento da igreja ao culto, para evitar a passagem de pessoas no adro, a autarquia remete o assunto para o Patriarcado que, por sua vez, reencaminha para a paróquia de S. Pedro de Arrifana/Manique do Intendente.

A Lusa tentou contactar o pároco responsável, Paulo Alcoentre, mas tal não foi possível até ao momento.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/igreja-continua-aberta-oito-meses-depois-de-ter-sido-mandada-fechar-por-falta-de-seguranca.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Pastor Carvalho Junior
Pastor Samuel Camara
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Elson de Assis
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastor Claudio Duarte
Pastor Jorge Linhares
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispo Rodovalho
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Benny Hinn
Pastor Marco Feliciano
Bispa Ingrid Duque
Pastor Billy Graham
Pastor Yossef Akiva
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantora Fernanda Brum
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla