Uma suposta campanha contra o racismo lançada no YouTube tem chamado a atenção da imprensa norte americana pela forma, considerada por muitos como ofensiva, usada para protestar contra o que o criador da campanha classifica como uma “supremacia branca”. No vídeo que deu início à campanha, um homem negro incentiva as pessoas a queimarem o “Jesus Branco”.
Publicada no canal “Mr. Savannah Black”, o vídeo tem sido visto por muitos como uma ração ao “Ice Bucket Challenge” (“Desafio do Balde de Gelo”), criado em alerta para doença degenerativa Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e que se espalhou pelo mundo todo. Em seu vídeo, Savannah Black também tenta criar um desafio viral, pedindo para que seus expectadores queimem uma foto de “Jesus Branco”.
No vídeo, ele afirma que a representação de Jesus Cristo como um homem branco se trata de uma referência preconceituosa a Ele. Ele afirma que firmar a imagem de Jesus como um homem branco e caucasiano simboliza a supremacia branca e, portanto, é uma visão que não deve ser aceita.
Segundo o The Christian Post, Savannah Black completa em seu perfil do Facebook o desafio de queimar o Jesus Branco, afirmando que aceitar o desafio é uma forma de “irmãos e irmãs” se solidarizarem sobre a questão do racismo. Ele afirma que cada pessoa que aceitar o desafio estará promovendo “um novo dia e uma nova maneira de pensar para os homens e as mulheres negras dentro desta dimensão de realidade”.
As opiniões sobre o desafio são diversas. Enquanto alguns apoiam a ideia e até mesmo publicam vídeos queimando as imagens, outros afirmam se tratar de um ato “irritante e insolente”, como afirmou V. Saxena, do site downtrend.com.
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