Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Haitianos encontram no candomblé uma alternativa ao vodu

 Haitianos encontram no candomblé uma alternativa ao vodu

A semelhança entre as duas religiões pode fazer com que esses imigrantes não percam suas raízes culturais

Enquanto centenas de haitianos estão se tornando evangélicos em Porto Velho (RO), outros estão encontrando no candomblé uma alternativa para não deixar sua religião oficial, o vodu.

De acordo com uma reportagem da BBC Brasil é grande a quantidade de imigrantes que estão frequentando terreiros de candomblé, onde os rituais são bem parecidos com os praticados pelos haitianos.

A emissora acompanhou três homens que foram levados a um terreiro pela estudante de história Jéssica Caroline. Ela realizava uma pesquisa sobre os imigrantes quando os homens revelaram que sentiam falta de cultuar aos deuses como faziam no Haiti.

Ao chegar a um terreiro numa noite de sexta-feira, Jorby Beaubrun, de 24 anos, Obenson Experience, 26, e Wilbert Derancier, 42, foram recebidos pelo babalorixá Pau Silvano que conduziu a reunião.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A única diferença notada pelos imigrantes foi a ausência de animais durante a cerimônia. “No vodu no Haiti, sempre matam cabras, galinhas e porcos em homenagem às divindades”, explicou Beaubrun.

Os três homens se comprometeram a convidar outros haitianos para participar dos cultos de candomblé, já que é tão parecido com a religião que eles exerciam. “Sem vodu não existe vida para nós, o vodu é a nossa vida”, completou Beaubrun.

Os haitianos que buscam as igrejas evangélicas da capital de Rondônia são ensinados que precisam deixar a prática do vodu para se dedicarem à nova religião. O pastor da Igreja Assembleia de Deus, Evanildo Ferreira da Silva, afirma que não força esse desligamento entre os imigrantes e a religião vodu, pois sabe que o processo de desligamento é delicado.

A AD da cidade criou uma igreja exclusiva para esses imigrantes que chegaram ao Brasil para trabalhar nas hidrelétricas do rio Madeira. Quem coordena os cultos é um pastor haitiano, Pierrelus Pierre, que fala o idioma creole, fazendo com que esses homens se sintam mais a vontade.

Fonte: http:noticias.gospelprime.com.brhaitianoscandomblealternativavodu


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Elson de Assis
Pastor Benny Hinn
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Billy Graham
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo César Augusto
Missionário RR Soares
Pastor Samuel Mariano
Pastor Lucinho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Adão Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Camara
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Joyce Meyer
Bispa Ingrid Duque
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Abílio Santana
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes
Missionário David Miranda
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Voz da Verdade
Cantora Rose Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Karen Martins
Banda Oficina G3
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantora Bruna Karla
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantora Damares
Ministério Diante do Trono