Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Governo iraniano aumenta controle sobre cultos cristãos

A igreja em Teerã (capital do país) enfrenta pressão das autoridade para identificar cada um dos seus membros. O governo exige uma lista com os dados pessoais de cada congregado

Os líderes da Igreja Assembléia de Deus Central  de Teerã (AOG) anunciaram às suas congregações, no domingo (6 de maio), que as autoridades exigiram uma lista de nomes e números de identificação dos membros de cada igreja, isso acarreta um grande risco para os novos convertidos ex-muçulmanos.

Os líderes da Igreja pediram, em seguida, aos membros presentes que voluntariamente forneçam os dados pedidos pelo governo. A igreja possui dois cultos aos domingos, ambos realizados na língua persa. É a única igreja remanescente em Teerã, que faz cultos em persa.

"Esse posicionamento do governo é basicamente para impedir que a igreja tenha novos membros e para tornar mais difícil e arriscado, ainda,  para os não-cristãos a participação em qualquer atividade cristã", disse Monsour Borji, um cristão iraniano e oficial de defesa dos direitos humanos, que concluiu: "É basicamente uma demonstração de força para limitar a igreja".

O resultado imediato dessa exigência do governo, de acordo com Borji, é que, alguns membros da Igreja não estão dispostos a entregar os seus nomes e números de identificação, pois são confrontados com o dilema ético de negar a Cristo por darem ao governo o direito de “controlá-los”.

"Isso criou um dilema ético para alguns membros da igreja que não têm certeza do que fazer, porque passar os dados soa como uma atitude suicida", disse Borji.

A iniciativa indica uma intensificação dos esforços do governo de controlar as igrejas oficiais no Irã. A Igreja Central de Teerã foi forçada em 2009 a interromper seus cultos em persa que eram realizados às sextas-feiras. Desde então, o número de cristãos nos cultos de domingo aumentou significativamente, de acordo com as fontes.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Em fevereiro, as autoridades obrigaram outras duas últimas igrejas oficiais (Igreja Protestante Emanuel e Igreja Evangélica de São Pedro) que também faziam cultos em persa às sextas-feiras, a interromperem suas atividades nesse dia.

Fontes disseram ao Compass que tendo uma lista dos membros da igreja AOG, as autoridades serão capazes de controlar e acompanhar cada passo deles e também monitorar se a igreja tem feito novos convertidos do islamismo, o que é terminantemente proibidos pelas autoridades.

"Há muito tempo as igrejas são vigiadas, mas esta nova exigência é outro sinal de que eles estão procurando controlar e limitar os muçulmanos do contato com as igrejas", disse um especialista na região, que prefere ficar no anonimato.

Borji disse que as autoridades exerceram pressão agressiva na igreja AOG, e as suas novas táticas visam também limitar o número de reuniões públicas. Os líderes da Igreja e suas famílias estão sob vigilância constante, e, ocasionalmente, os membros são convocados para interrogatórios. As autoridades também restringiram a publicação de materiais cristãos, inclusive Bíblias, Borji disse.

A igreja regularmente é monitorada pelas autoridades, que há 20 anos também haviam exigido uma lista de todos os cristãos que frequentam regularmente os cultos, na época  os líderes da igreja se recusaram a ceder à exigência. Não há batismos ocorrendo na igreja AOG, nem em outras igrejas oficiais.

"É um esforço meticuloso e organizado para garantir que nada na igreja passe despercebido", disse Borji. "Os líderes estão sob muita pressão".

Como República islâmica, o Irã trata os novos convertidos ao cristianismo e os cristãos de modo geral como inimigos do Estado e espiões do Ocidente que querem minar as forças do governo. Borji explicou que o governo iraniano nunca chegou a aceitar o conceito de "Igrejas de língua persa", e que as autoridades associam o cristianismo com algumas minorias étnicas no Irã - ou seja, armênios e assírios – e  com o Ocidente.

"Então, a idéia de uma igreja cultuar a Deus em persa é uma grande ameaça a um regime que exige monopólio religioso", disse Borji.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/05/1537529/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho