Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Governo eritreu demite formalmente patriarca ortodoxo

O Sínodo Sagrado da Igreja Ortodoxa Eritréia, controlado pelo governo, anunciou formalmente a Abune Antonios que ele não é mais o patriarca do maior grupo religioso da nação.
 
Contudo, o patriarca imediatamente rejeitou a notícia. Em defesa própria, Abune Antonios anunciou que estava excomungando ou suspendendo aqueles que assinaram a ordem arbitrária de sua demissão.
 
Conforme um relato divulgado na língua tigrinya, no site do jornal Asmarino Independent News, o sínodo notificou o patriarca Antonios da sua demissão oficial após "uma série de reuniões a portas-fechadas e secretas", realizadas na semana passada.
 
As sessões secretas envolviam três bispos eritreus e Yoftahe Dimetros, um leigo empossado pelo governo agosto último como administrador-chefe da igreja. Os três clérigos foram identificados como bispo Lukas, bispo Petros e bispo Marcos, todos eles membros do sínodo da igreja.
 
Dimetros forçou alguns, senão todos, os clérigos mais antigos, cujos nomes apareceram no documento a ser assinado. 
 
O patriarca desafiou a decisão abertamente, declarando que foi uma violação direta aos cânones da Igreja Ortodoxa. Segundo o cânone, a eleição de um patriarca é considerada um compromisso de vida que não pode ser revogado. Além disso, a posse de Dimetros na administração da igreja contraria os estatutos da igreja, que determinam que a posição seja ocupada por um bispo ordenado, indicado pelo patriarca.
 
O patriarca Antonios excomungou Dimetros de qualquer posição na igreja e suspendeu os três bispos de realizar liturgias ou fazer sermões.
 
Em 13 de Janeiro, Dimetros ordenou o confisco do carro do patriarca e demitiu seu motorista particular.
 
Dois dias depois, Abune Antonios causou rebuliço em Asmara, quando saiu de sua casa e caminhou até a Igreja Ortodoxa Santa Maria para participar das orações e da liturgia de domingo. Chocados que o antigo clérigo, vestido com as roupas sacerdotais, não estava sendo levado à igreja, como de costume, várias pessoas que passavam pelo local pararam seus carros para lhe oferecer carona. O patriarca de 78 anos foi rapidamente cercado por uma multidão de fiéis ortodoxos, que o escoltaram de sua residência até a adoração matutina e o levaram de volta ao seu lar. 
 
Desde agosto passado, quando o governo eritreu despojou Antonios de sua autoridade eclesiástica e o proibiu de administrar os assuntos da igreja, o patriarca permaneceu sob virtual prisão domiciliar na sua residência em Asmara.
 
De Asmara, fontes confirmaram ao Compass que se o patriarca continuar a desafiar a posse orquestrada pelo governo da sua igreja, a maioria das pessoas espera que ele seja preso em breve. Existem boatos de que, logo depois, o governo tentaria anunciar a eleição de um novo patriarca.
 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Antonios foi empossado pelo papa ortodoxo copta Shenoudah III como o terceiro patriarca da Igreja Ortodoxa Eritréia em março de 2004. 
 
Professor protestante é preso

O ano novo na Eritréia também viu um membro da Igreja do Deus Vivo em Asmara ser preso no seu local de trabalho, em 11 de janeiro. Formado e professor no Centro de Treinamento Mai-Nefhee em Asmara, Hanibal Tekeste é casado e tem dois filhos. 
 
Tekeste é o quarto membro detido da igreja carismática no último mês. Um dos pastores da igreja, preso um pouco antes do Natal, escapou das autoridades de segurança e acredita-se que ele já tenha fugido do país.
 
Desde maio de 2002, o regime repressivo da Eritréia fechou e declarou ilegais todas as igrejas protestantes, exceto as igrejas luteranas. Desde aquela época, dezenas de pastores evangélicos e milhares de membros de igrejas foram presos e sujeitos a terríveis torturas e detenção na Eritréia, por congregar fora de prédios de igrejas "autorizadas", até mesmo em suas próprias casas.
 
A antiga Igreja Ortodoxa Eritréia inicialmente desfrutou de relativa imunidade das restrições governamentais, juntamente com as denominações reconhecidas: católica, luterana e muçulmana. Entretanto, no ano passado, o patriarca Antonios ficou em desvantagem quando protestou contra a prisão de três de seus padres e outras interferências governamentais externas nos assuntos da igreja.
 
O governo eritreu nega que a perseguição religiosa estáeja ocorrendo no país e insiste que relatórios documentados da Anistia Internacional, do Departamento do Estado Americano e de outras fontes são "falsos" e "infundados".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/01/noticia2374/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Missionário David Miranda
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Pastor Adão Santos
Pastor Abílio Santana
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastor Billy Graham
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Mariano
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão