“Cinema e Ficção Científica” é o tema do novo módulo Estudos de Cinema, que tem sua abertura nesta sexta-feira (8) na Caiana Filmes, com a exibição do filme “O Dia em Que a Terra Parou”, de Robert Wise. Após o filme haverá um debate com Arnaldo Prado Júnior. A entrada é franca.
“O Dia em Que a Terra Parou” (The Day the Earth Stood Still, EUA, 1951) é considerado um dos mais importantes filmes de ficção científica já produzidos. Colocou em discussão a eminente (pelo menos na época) destruição mútua das duas superpotências que apostavam corrida para ver quem produzia mais armas nucleares. Com um povo paranóico e amedrontado pela Guerra Fria, não é de se espantar que a ideia de um alienígena visitando a Terra e trazendo uma mensagem de paz tenha sido bem recebida pelo público.
Com roteiro de Edmund H. North baseado em história de Harry Bates, “O Dia em Que a Terra Parou” traz uma narrativa fluente e clara.
O cineasta não economiza em detalhes, definindo precisamente duas tendências, a favor e contra a perspectiva de uma paz mundial e os riscos de uma guerra atômica. Em seu discurso final, o alienígena Klaatu (Michael Rennie) afirma: “Não cabe a nós interferir em como vocês administram seu planeta, mas se ameaçarem expandir sua violência, esta Terra será reduzida a cinzas”.GÊNERO
“Mr. Nobody” (Bélgica, 2009), filme escrito e dirigido por Jacob Van Dormael, é o exemplo mais recente de que a ficção científica continua sendo uma vertente importante no cinema. A partir de “A Viagem à Lua” (Le Voyage Dans la Lune, 1902), realizado por Georges Méliès, que pode ser considerado o primeiro filme de ficção científica, o gênero foi, pouco a pouco ganhando espaço com a adesão de reconhecidos cineastas. O curso irá seguir uma linha cronológica, com a exibição de trechos de filmes e debates entre os participantes. Para maiores informações, entre em contato com a Caiana Filmes (Diogo Móia, 986, Umarizal). Telefones: 3343-4252 /4254.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.