Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Exministro elogia a ascensão política dos evangélicos: ''A nova consciência do país''

Como imaginar a vida política no país sem a participação dos evangélicos? O questionamento foi feito por Roberto Mangabeira Unger, ex-ministro dos governos Dilma e Lula, durante uma entrevista à Folha de S. Paulo. Entre críticas ao governo Temer e uma breve análise do contexto político atual do Brasil, o ex-peemedebista reconheceu que as convicções políticas acabam inevitavelmente associadas também a conceitos religiosos.

Aos 69 anos, Mangabeira está filiado ao PDT, colabora com a possível candidatura de Ciro Gomes à Presidência em 2018 e se define como "pensador de esquerda".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Quando questionado sobre a ascenção dos evangélicos na política brasileira (seja como eleitores ou candidatos), o ex-ministro classificou como "preconceituoso" o desmerecimento do significativo grupo.

"O desmericimento é um dos maiores escândalos da nossa vida nacional. Eles encarnam a nova consciência que se afirma no país: cultura de autoajuda e de iniciativa", disse.

"Difunde-se essa consciência a partir da pequena burguesia empreendedora, evangélica e católica e alcança número crescente de trabalhadores mais pobres".

Política e religião

Mangabeira também foi questionado sobre a possibilidade da ascensão política dos evangélicos ser algo positivo e reconheceu que tentar dissociar os princípios de fé das convicções políticas acaba sendo uma "distorção".

"Como [esta ascensão] pode não ser boa? Como se pode imaginar a vida política no país sem a sua participação? É uma distorção da ideia republicana imaginar que as pessoas não possam inspirar suas convicções políticas em convicções religiosas", afirmou.

Fator em questão na entrevista com Mangabeira, a influência crescente dos evangélicos na política brasileira (seja como eleitores ou candidatos) tem chamado a atenção de analistas políticos.

Exemplo disso foi a eleição do candidato evangélico Marcelo Crivella à prefeitura do Rio de Janeiro no segundo turno das eleições (2016), que ganhou até mesmo manchetes em sites internacionais (cristãos e seculares).

"Sua vitória iminente no segundo turno das eleições de 30 de outubro reflete o crescimento de um bloco evangélico, que está direcionando a política brasileira para a direita e se tornará mais poderoso e influente", disse parte de uma matéria do 'Financial Times'.

Debates

Por outro lado, a crescente busca pelo voto evangélico também tem atraído cada vez mais críticas, considerando que a "visita" de candidatos a igrejas no período eleitoral ainda gera grande polêmica.

Em Novo Hamburgo (RS), um pastor chamou a atenção da mídia ao colocar em frente à sua igreja, uma faixa com uma mensagem bem direta aos políticos de sua região.

"Senhores candidatos a vereadores e a prefeito, estamos há três anos nesta comunidade e nunca tivemos o privilégio de suas visitas. Queremos continuar assim até outubro deste ano. Após este período, serão bem-vindos!", dizia o texto da faixa, que havia sido fixada em frente ao templo.

Pastor da Igreja Batista Nacional Avivar, Juliano afirmou na época, ter a esperança de que a mensagem sirva de alerta aos políticos que costumam "buscar votos" nas igrejas.

"Com isso, quem sabe a gente conscientiza um pouco os políticos? Depois disso, nossas portas estarão abertas para todos eles", destacou.

Fonte: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/ex-ministro-elogia-ascensao-politica-dos-evangelicos-nova-consciencia-do-pais.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Pastor Aluizio Silva
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Pastor Adão Santos
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Mariano
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Renê Terra Nova

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lauriete
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Cassiane
Cantora Fernanda Brum
Cantora Alda Célia
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise