Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Evangelho Fastfood: Jesus vai ao McDonald em polêmico livro de teólogo

A sociedade de consumo está in­­fluenciando o pensamento religioso e o comportamento dos cristãos. Quem observa a mudança é o professor do mestrado em Teologia da Pontifícia Universidade Cató­lica do Paraná Luiz Alexandre Sola­no Rossi, que acaba de relançar o livro Je­­sus vai ao McDonald’s: teologia e sociedade de consumo. “Deus não pode ser vis­to como um bem a ser consumido, como se fosse uma mercadoria a mais. É o que procuro mostrar”, diz.

Segundo Rossi, em alguns tipos de teologia praticadas nas igrejas, tanto protestantes quanto católicas, é possível observar a transformação de Jesus em um produto. A consequência, reforça o pesquisador, é que a vivência cristã acaba se equiparando a uma loja de fast-food, na qual o cliente “escolhe” o que bem entende, nos moldes da chamada Teologia da Prosperidade. Confira abaixo os principais trechos da entrevista:

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Qual o impacto do consumismo na Igreja e na teologia?

O impacto se dá em dois momentos. O primeiro é na formação de uma cultura que nega a coletividade, fazendo com que a teologia deixe de ser vista como um instrumento de proteção da vida, principalmente da vida dos mais vulneráveis, para se tornar um instrumento individual. O segundo impacto é que o fiel começa a pensar mais no seu sucesso e bem estar pessoal do que nos outros. Para atender a esse desejo, muitos migram de uma comunidade para outra, seja católica ou protestante, como se fossem lanchonetes de fast-food. Se a pessoa percebe que igreja tal tem uma certa eficiência, se ouve que lá dá resultado, então se muda. Desa­­parece o compromisso com uma doutrina, uma história, uma tradição.

Diante desse cenário, as igrejas deveriam se reinventar ou se manter como sempre foram?

As igrejas precisam ler os sinais que a sociedade emite, reinventando-se a cada dia. E perceber como a mensagem cristã pode responder às grandes questões, influenciando a sociedade. A sociedade de consumo já fez a sua parte criando a chamada Teologia da Prosperidade. Essa teologia diz que o plano de Deus é fazer o homem feliz, abençoado, próspero, um sucesso absoluto. A complexidade é que, para esta teologia, só não é próspero, saudável e feliz quem carece de fé ou quem não cumpre o que a Bíblia diz a respeito das promessas de Deus. Quando não, as pessoas destituídas de êxito são malvistas, como se estivessem envolvidas com as forças do diabo ou em pecado. Essas situações estão muito aquém da religião. A teologia tem de proteger e não dizer que alguns seres humanos são miseráveis porque pecaram, ou coisa assim. De forma alguma, Deus os chama.

Quais são outras consequências negativas do consumismo impactando a teologia?

Um deles é a que a preocupação do indivíduo passa a ser somente consigo. A responsabilidade coletiva deixa de existir. A segunda é a superficialidade, a falta de reflexão. Temo que as pessoas hoje não queiram refletir da maneira como deveriam, atitude típica da cultura pós-moderna. Tudo se tornou muito rápido e superficial. E a superficialidade gera mediocridade. Diria que muitos pregadores jogam para suas plateias, dominicalmente, pílulas religiosas revestidas de Prozac, alienando o povo do mundo real. Isso é antiteologia.

Como deve ser, então, a relação das pessoas com a religião?

Um dos pontos essenciais do cristianismo é o seguimento de Cristo. Ser discípulo é seguir o que Ele ensinou. O que implica estar junto daqueles que vivem à margem, sem dignidade. É o primeiro passo. O segundo é uma questão prática. O fiel precisa superar a promessa da Teologia da Prosperidade com aquilo que chamo de Teologia do Suficiente. A religião pode nos ajudar a pensar o que é o bastante, o necessário para que possamos viver com dignidade, sem explorar de forma ilimitada o nosso planeta.

O consumismo na religião é um caminho sem volta?

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/evangelho-fast-food-jesus-mcdonald-livro-19157.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Oseias Gomes
Bispa Ingrid Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Lucia Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Abílio Santana
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Mariano
Pastor Adão Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Bispo Rodovalho
Pastor Billy Graham
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Ferreira
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Pastor Lucinho
Pastor Carvalho Junior
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Marco Feliciano
Pastor Márcio Valadão
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo César Augusto

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Lea Mendonça
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Karen Martins
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Banda Oficina G3
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantor Davi Sacer
Ministério Renascer Praise