Como o prazo final se aproxima para adotar uma constituição para a União européia recentemente aumentada, alguns novos sócios estão exigindo que a constituição faça uma menção clara sobre a herança Cristã da Europa.
Semana passada, os ministros do exterior de sete países escreveram uma carta ao irlandês, atual presidente da UE, solicitando uma referência às raízes Cristãs da Europa no preâmbulo da constituição.
O esboço da constituição, fixado para ser adotado em meados de junho, foi criado ano passado por um comitê conduzido pelo presidente francês Valery Giscard DEstaing. Por enquanto, fala apenas sobre a herança cultural, religiosa e humanista da Europa e segue listando os valores comuns do continente, que incluem um respeito por direitos humanos.
Em sua carta, os novos sócios que se uniram à UE no dia 1 de maio - Polônia, Lituânia, Malta, Eslováquia, e República Tcheca - junto com dois sócios mais velhos, Itália e Portugal, disseram que este assunto permanece uma prioridade pelos seus governos e para milhões de cidadãos europeus".
Queremos falar sobre tradição Cristã ou herança Cristã porque isso é algo que de fato existe, algo que você pode ver ao seu redor, diz Malgorzata Alterman, a primeira conselheira para a representação polonesa à União européia.
Você pode dar uma olhada na arquitetura e pode ver igrejas por toda parte da Europa. Usando a palavra valores' faz isto parecer algo que nós queremos impor .
A França, uma nação secular que recentemente proibiu símbolos religiosos públicos nas escolas, conduz aqueles que se opõem a qualquer referência de concreto à religião.
O ministro das relações exteriores francesas Michel Barnier, que contribuiu ao teor original do texto, defendeu a posição francesa na quarta-feira em Parlamento: Cada pessoa é representada neste texto, seja qual for a sua crença, convicção ou filosofia disse ele.
Barnier disse que a França, apoiada por dois outros gigantes da UE: o Reino Unido e a Alemanha, foi oposta a qualquer mudança no teor, mas não descartou um acordo. Outros discutem mais asperamente que mencionar somente o Cristianismo no preâmbulo é ignorar milhões de judeus e muçulmanos que compõem uma grande parte da Europa.
Nós não estamos negando o papel de outras religiões, diz Malgorzata. Falando sobre tradições Cristãs não excluímos outras religiões . Malgorzata aponta para o texto da constituição do próprio país dela como um exemplo de uma menção não-exclusiva do Cristianismo.
A constituição da Polônia diz: Obrigado a nossos antepassados pelos seus trabalhos, sua luta pela independência alcançada com grande sacrifício, pela nossa cultura arraigada na herança Cristã da Nação e em valores humanos universais".
Ninguém está negando que há muitas religiões e ninguém está arruinando a importância de outras religiões, diz Malgorzata. Mas quando você olha para a Europa e sua arquitetura, você pode ver o papel que a tradição Cristã colocou, fazendo a história e a vida dos cidadãos europeus".
A Espanha, que originalmente defendeu uma menção a Deus no preâmbulo, está apoiando agora o grupo secular, depois que um governo Socialista foi eleito em março. A eleição veio apenas alguns dias após os atentados aos trens de Madri, que muitos espanhóis acreditam ter sido provocado pela participação de Espanha na missão para reconstruir o Iraque do pós-guerra.
Leia no original no Crosswalk
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.