Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Estudo da USP aponta a fé como um dos suportes para vencer o câncer infantil

“Atenção integral da mãe, rede social de apoio e fé são fatores importantes para superar o processo de hospitalização e tratamento”. Estas foram as conclusões de uma pesquisa realizada na Faculdade de Filosodia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFLCRP) da Universidade de São Paulo (USP). No estudo, a psicóloga Shirley Teles constatou que para as mães, o atendimento particularizado, com a valorização de seus acompanhamentos, “a fé em um deus”, e as atividades lúdicas, aliados à presença de voluntários e amigos, são fatores essenciais para o sucesso do tratamento. “Já as crianças responderam de forma mais concreta, citando a rede social de apoio (desde voluntários e médicos até as mães) como ajuda para o período de internação”, conta a pesquisadora que estudou o tema em sua dissertação de mestrado.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Tanto mãe quanto filho enfrentam a situação de doença estabelecendo relações autênticas de cuidado, isto é, “relações em que se percebem as reais necessidades do outro”, entre eles e com o auxílio da rede social de apoio. Estas relações autênticas de cuidado são possíveis nos momentos em que ambos estão dedicados exclusivamente ao tratamento, por conta desse auxílio, e podem assim perceber as reais necessidades do outro.

A pesquisa foi baseada em entrevistas feitas com nove mães e seus respectivos filhos de 6 a 11 anos, no Ambulatório de Curados do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, também da USP. O objetivo foi compreender o que mães e crianças percebem a partir de suas vivências com o câncer e o que contribuiu para o enfrentamento da situação de doença, tratamento e hospitalização. De acordo com Shirley, “tanto mãe quanto filho têm um melhor olhar da situação após passarem pela situação”; por isso, a escolha por fazer as entrevistas no Ambulatório de Curados, e não com mães e pacientes em pleno tratamento.

A motivação para o estudo veio de um estágio na área de câncer infantil que Shirley fez em Aracaju (SE), sua cidade natal. Lá, começou a pensar na questão da relação entre mãe e criança no tratamento da doença, “de como as mães cuidavam da criança e dos comportamentos diferentes das crianças em relação à doença”.

Ao invés de usar formulários convencionais para sua pesquisa, Shirley optou por ouvir relatos livres nos depoimentos de mães e filhos, buscando o significado de cada um para aquela vivência. A partir disso, a pesquisadora encontrou pontos comuns entre as entrevistas para formular as conclusões de seu trabalho.

O método utilizado na pesquisa foi o “fenomenológico-existencial”. As entrevistas guiadas por este método fogem dos convencionais formulários e foram elaboradas a partir da corrente filosófica conhecida como Fenomenologia, que, segundo Shirley, “foi desenvolvida pelo filósofo alemão Edmund Husserl e trabalha com a perspectiva e a tentativa de resgatar o ser de uma forma total, por meio de suas vivências e seus significados”. A partir dessa filosofia, a pesquisadora não partiu de pressupostos ou formulários fechados para obter os depoimentos de mães e filhos, e sim de relatos mais livres, buscando o significado de cada um para aquela vivência.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/estudo-da-usp-aponta-a-fe-como-um-dos-suportes-para-vencer-o-cancer-infantil.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Carvalho Junior
Pastor Márcio Valadão
Missionário David Miranda
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Marco Feliciano
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Geziel Gomes
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Lucinho
Pastor Adão Santos
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Mariano
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispo Rodovalho
Pastora Joyce Meyer
Pastor Gilmar Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Banda Oficina G3
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lea Mendonça
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima