Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Especialistas afirmam que caso Feliciano é uma amostra da força política dos evangélicos no Brasil

Especialistas entendem que a indicação de Marco Feliciano para a presidência da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara dos Deputados expõe a consolidação do poder político das religiões no Brasil, sobretudo da evangélica, que tem registrado crescimento vultuoso na sociedade brasileira.

A informação acima foi publicada pela agência alemã Deutsche Welle, que mensurou o crescimento político dos evangélicos: em 20 anos, o número de parlamentares da bancada evangélica se multiplicou, passando de 23 em 1990, para 73 em 2010.

Para Christina Vital, professora de ciências sociais da Universidade Federal Fluminense (UFF), “os católicos sempre foram hegemônicos no Brasil, você não precisava nem dizer que pertencia a essa religião. Mas, com o crescimento dos evangélicos, há um desequilíbrio nessa equação. A disputa foi para além dos limites do campo religioso, porque estar na política é garantir espaços privilegiados”, afirma.

Este poderio político cristão no Brasil se consolida no Legislativo através da aliança entre católicos e evangélicos, que juntos somam 95 parlamentares que se impõe contra questões como aborto, casamento gay e liberação das drogas.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A definição contemporânea de Direitos Humanos coloca os religiosos num quadro de contestação por parte dos ativistas gays, por exemplo. A matéria da Deutsche Welle, no entanto, destaca que após a redemocratização, evangélicos e católicos foram importantes “para o avanço dos direitos humanos e pautas da minoria, como temas ligados à terra, melhoria das condições de trabalho e dos direitos cidadãos”, e pondera lembrando que “os assuntos, no entanto, não afetavam a reprodução e a sexualidade”.

A Frente Parlamentar em Defesa da Vida e Preservação da Família reúne 192 deputados, entre políticos eleitos diretamente por sua atuação religiosa e outros que de alguma forma se identificam com os princípios conservadores de preservação da vida, representado 40% do Congresso Nacional.

“Não são somente eles que são conservadores. Eles vocalizam boa parte do que a população brasileira pensa sobre aborto, direitos das mulheres e de homossexuais”, constata a professora Christina Vital.

Numa comparação com a Alemanha, o professor Frank Usarski, que leciona ciências da religião na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), afirma que, o pluralismo das forças religiosas é menor no Brasil, entretanto a influência da religião se mostra mais forte: “O enraizamento das igrejas na consciência e na realidade social dos brasileiros é maior”, diz.

Christina Vital observa ainda que a questão do Estado Laico no Brasil é confusa, levando em consideração que o termo é muito abrangente. A professora ilustra a questão citando o fato de que aqui, não há contribuição direta do Imposto de Renda para instituições religiosas, como em alguns países da Europa, mas há por parte do Estado um diálogo com as religiões, por exemplo: “Por esse lado, o Estado é laico. Mas, por outro, se laicidade não é a presença da religião ou não ter a interlocução da religião com o segmento político, aí o Brasil não é laico. No Brasil, há uma enorme presença do elemento religioso no espaço público”, resume.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/especialistas-caso-feliciano-amostra-forca-politica-evangelicos-52035.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário David Miranda
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Adão Santos
Pastora Joyce Meyer
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Yossef Akiva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Samuel Mariano
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Pastor Lucinho
Apóstolo Agenor Duque
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Bispo Rodovalho
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo César Augusto
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Elson de Assis
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Jorge Linhares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Márcio Valadão
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Ministério Renascer Praise
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Nivea Soares
Banda Oficina G3
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Fernanda Brum
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça