Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Especialista vê semelhanças entre o 'evangelho da esposa de Jesus' e uma falsificação do livro de João e diz: 'Fraude'

Uma nova análise sobre o papiro chamado “evangelho da esposa de Jesus” determinou que provavelmente o documento trata-se de uma falsificação. Escrito no idioma copta antigo, o papiro foi revelado ao mundo em setembro de 2012 pela pesquisadora Karen King, da Universidade de Harvard.

Uma análise prévia identificou que o “evangelho da esposa de Jesus” não havia sido produzido recentemente, o que foi entendido como uma evidência de que não teria sido falsificado. A data estimada para a confecção do documento está entre os séculos VII e IX.

No entanto, um novo especialista no idioma analisou o papiro e encontrou “semelhanças notáveis” entre uma falsificação do Evangelho de João e o chamado “evangelho da esposa de Jesus”, de acordo com informações do The Wall Street Journal.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Os erros de escrita e ortografia, e a caligrafia grosseira já haviam levantado as suspeitas dos especialistas, e foi a partir desses pontos que Christian Askeland, especialista em copta da Universidade de Wesleyan, chegou à conclusão de que possivelmente tratava-se de uma falsificação.

Em seus estudos sobre o tema, o pesquisador comparou o “evangelho da esposa de Jesus” com outro papiro antigo, achado em 1924, que seria uma reprodução do Evangelho de João mas foi provado ser uma farsa, e encontrou semelhanças significativas com o fragmento de papiro apresentado pela pesquisadora de Harvard.

“Há dois fatores que indicam imediatamente que é uma farsa”, disse Askeland. “Em primeiro lugar, as ações do trecho possuem as mesmas quebras de linha que a publicação de 1924. Em segundo lugar, o fragmento continha um dialeto peculiar de copta chamado Lycopolitan, que caiu em desuso durante ou antes do sexto século”, afirmou.

Esse detalhe coloca por terra a avaliação da pesquisadora Karen King, que havia alegado que seus estudos radiométricos apontavam para possibilidade de que “as plantas utilizadas como tinta neste fragmento de papiro haviam sido colhidas entre o sétimo e o nono século”.

Mark Goodacre, professor de Novo Testamento e especialista em copta da Universidade de Duke, este teste pode ser considerado definitivo. Já o pesquisador da Universidade de Hamburgo, Alin Suciu, disse que a evidência de que ele tratava-se de um fragmento falso é “esmagadora”.

No meio científico, os especialistas se mostram reticentes em colocar a reputação da pesquisadora Karen King sob suspeita, e afirmam que ela pode ter sido vítima de uma fraude elaborada ao longo de décadas.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/especialista-evangelho-esposa-jesus-falsificacao-67703.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Márcio Valadão
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastora Joyce Meyer
Pastora Helena Tannure
Bispo Rodovalho
Pastor Yossef Akiva
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Carvalho Junior
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Agenor Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Claudio Duarte
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Mariano
Pastor Elson de Assis
Bispa Sonia Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Aline Barros
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Mattos Nascimento
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantora Lauriete
Cantor André Valadão
Cantora Damares
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Rose Nascimento
Cantora Andrea Fontes
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Cantor Davi Sacer
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Karen Martins
Cantora Fernanda Brum
Banda Oficina G3
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares