Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Escrito egípcio antigo descreve Jesus como mutante e diz que Pôncio Pilatos esteve na Santa Ceia

Um texto egípcio antigo, com mais de 1,2 mil anos, conta uma versão diferente de alguns fatos narrados pela Bíblia, e apresenta Jesus como alguém com capacidade de mudar de aparência, um mutante.

No texto, que só foi decifrado há pouco tempo, Jesus teria celebrado a Santa Ceia com a presença de Pôncio Pilatos, o governante que lavou as mãos e permitiu sua crucificação. Outro dado curioso do texto é que ele assegura que a celebração teria ocorrido na terça-feira, e não na quinta, como diz a tradição.

O pesquisador Roelof van den Broek, que publicou a tradução do texto no livro Pseudo-Cyril of Jerusalem on the Life and the Passion of Christ (em tradução livre, Pseudo Cirilo de Jerusalém sobre a Vida e a Paixão de Cristo) diz ser importante frisar que este relato não pode garantir que os fatos são exatamente estes, embora demonstre que existiram pessoas que acreditavam que essa era a versão correta.

De acordo com o LiveScience, atualmente, sabe-se da existência de duas cópias do mesmo texto, que foi escrito na linguagem copta, que era usada pelo povo egípcio durante o período helenístico e no tempo sob dominação romana. Uma das cópias está na Biblioteca e Museu Morgan em Nova York e a outra no Museu da Universidade da Pensilvânia.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Um trecho do documento relata o encontro secreto de Jesus com Pilatos: “Sem maior tumulto, Pilatos preparou a mesa e comeu com Jesus no quinto dia da semana. E Jesus abençoou Pilatos e toda a sua casa […] (depois, Pilatos disse a Jesus) bem, observe, a noite chegou, levante-se e bata em retirada, e quando a manhã chegar e eles me acusarem por sua causa, eu devo dar a eles o único filho que tenho para que eles possam matá-lo em seu lugar”.

O texto complementa afirmando que Jesus teria agradecido a Pilatos por sua boa vontade, mas recusado a oferta mostrando que teria outros meios para fugir da perseguição dos soldados.

O pesquisador que publicou o livro sobre o tema diz que na Igreja Copta e em outras igrejas da Etiópia, Pilatos é tido como um santo, o que explicaria a forma mais simpática com que ele é descrito nesse texto.

Sobre a mudança de características de Jesus, o texto egípcio diz que as pessoas o viam de formas diferentes: “Então os judeus disseram a Judas: como vamos prendê-lo (Jesus), pois ele não tem uma única forma, sua aparência muda. Às vezes ele é corado, às vezes ele é branco, às vezes ele é vermelho, às vezes ele tem cor de trigo, às vezes ele é pálido como um asceta, às vezes ele é um jovem, às vezes um velho…”. O pesquisador diz que essa descrição corrobora o conceito de que o beijo dado por Judas na face de Jesus teria sido uma forma de mostrar aos soldados quem era o alvo.

“Essa explicação do beijo de Judas foi encontrada primeiro em Orígenes [um teólogo que viveu de 185 a 254]“, explica o pesquisador, que menciona ainda que Orígenes registrou em uma de suas obras que “para aqueles que o viam, [Jesus] não aparecia da mesma forma para todos”.

O pesquisador Van den Broek ressalta ainda que “no Egito, a Bíblia já havia se tornado canônica no quarto/quinto século, mas histórias apócrifas e livros permaneceram populares entre cristão egípcios, especialmente entre monges”, o que daria margem às diversas versões da história.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/escrito-antigo-jesus-mutante-pilatos-santa-ceia-51302.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho