Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Eritréia prende mais três líderes da Igreja Ortodoxa

No mês passado, o governo da Eritréia prendeu mais três líderes do movimento de avivamento Medhane Alem da Igreja Ortodoxa, combatendo duramente a ampla reação à excomunhão de 65 membros do grupo anunciada a aproximadamente dois meses atrás.

O impasse começou em 28 de março, com uma carta circular enviada pelo Santo Sínodo da Igreja Ortodoxa da Eritréia, colocado na prática sob o controle do governo nove meses atrás.

Endereçada a todas as paróquias ortodoxas do país, a carta oficialmente excomungou 65 membros-chave e coordenadores do Medhane Alem, um estabelecido movimento de Escola Dominical da Igreja Ortodoxa.

Os cristãos expulsos se recusaram a confessar que o movimento Medhane Alem e seus líderes eram heréticos e que seus objetivos eram destruir a Igreja Ortodoxa da Eritréia.

A excomunhão formal da igreja exclui o antigo membro de participar de todos os sacramentos da igreja, incluindo comunhão, batismo, casamento e funerais.

Uma semana depois, em 4 de abril, três dos excomungados - identificados somente como Samson, Michael e Naemen - foram detidos e mandados para a prisão. Os três homens foram acusados de instigar uma resistência ao decreto que os baniu de sua igreja mãe.

Violação da lei canônica

A divergência quanto aos três sacerdotes do Medhane Alem presos desde março de 2005 fez com que o governo de Asmara se colocasse contra o patriarca da Igreja Ortodoxa da Eritréia, Abune Antonios no ano passado.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Um leigo indicado pelo governo assumiu a administração da igreja em agosto passado. Ele, contra a constituição da Igreja Ortodoxa, então conduziu o Santo Sínodo da igreja a expulsar o patriarca.

Depois de manter o ancião Abune Antonios em prisão domiciliar em agosto, o novo membro do Santo Sínodo o notificou em janeiro de 2006 que ele não era mais o líder da igreja.

De acordo com fontes ortodoxas no Egito, o afastamento arbitrário de Abune Antonios foi uma violação direta da lei canônica, que apenas permite a retirada de um patriarca por razões de imoralidade, heresia ou enfermidade física ou mental.

A única solução possível para o impasse que pode ser aceita pelo Papa Ortodoxo Copta Shenoudah III, que ordenou o patriarca Antonios, seria um tribunal eclesiástico conjunto diante de representantes dos sínodos das igrejas tanto do Egito quanto da Eritréia, para ouvir as acusações e permitir que o patriarca se defenda.

Mas resta a dúvida se o regime do presidente da Eritréia Isaias Afwerki irá concordar com esta audiência, independente da interferência do governo e provavelmente presidida pelo Papa Shenoudah.

Apesar de não ter havido anúncio formal da escolha do novo patriarca, o website oficial do governo da Eritréia publicou um pequeno artigo em 22 de abril, se referindo a "Sua Santidade Abune Dioscoros" como "líder do Santo Sínodo da EOC (Igreja Ortodoxa da Eritréia)".

Uma fotografia do antigo bispo Dioscoros, vestido com as roupas patriarcais tradicionais da igreja, acompanhava o texto.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/05/noticia2668/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Jorge Linhares
Pastor Claudio Duarte
Pastor Márcio Valadão
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Lucinho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Pastor Adão Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Samuel Camara
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Aluizio Silva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Sarah Sheeva
Bispo Rodovalho
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo César Augusto
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Ingrid Duque
Pastor Yossef Akiva
Pastora Joyce Meyer
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Lauriete
Cantora Cassiane
Cantor Regis Danese
Cantora Bruna Karla
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Lea Mendonça
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantor André Valadão
Cantora Fernanda Brum
Cantora Rose Nascimento
Cantora Damares
Cantor Irmão Lázaro
Voz da Verdade
Cantora Aline Barros
Cantor Mattos Nascimento