Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Em eleições, candidato afirma querer um país mais justo

Resultados preliminares no Equador indicam que o presidente Rafael Correa está a caminho de se tornar o primeiro mandatário eleito no primeiro turno nos últimos 30 anos no país.

Com 70, 36% das urnas apuradas, Correa obteve 51,72%, seguido do ex-presidente Lucio Gutierrez, com 27,98%, e do empresário Alvaro Noboa, com 11,61%, segundo dados do Conselho Nacional Eleitoral.

Se o resultado for confirmado, o mandatário equatoriano poderá se candidatar ainda a uma outra reeleição, em 2013, conforme prevê a nova Constituição.

Seria, também, a quinta vitória nas urnas do governo, desde que Correa chegou à Presidência do país andino, há dois anos. A eleição de domingo tinha sido determinada pela nova Constituição, aprovada em referendo em outubro do ano passado.

Mudanças

Se o partido de Correa conseguir a maioria das 124 cadeiras do novo Parlamento, ele deve tentar consolidar as mudanças previstas pela nova Constituição nos setores público e privado, na Justiça, nos meios de comunicação e na regionalização do país.

Ao declarar-se vencedor, Correa disse que os equatorianos "fizeram história" ao reeleger o presidente ainda no primeiro turno, depois de uma década de instabilidade política no país.

"Essa revolução está em marcha e nada nem ninguém a deterá (...) Hoje se ganha em primeiro turno, é algo inédito, um fato histórico", afirmou Correa minutos depois do anúncio dos resultados das primeiras pesquisas de boca-de-urna.

Defensor do "socialismo do século 21", a base de apoio de Correa provém de diferentes classes sociais, diferente do que acontece na Bolívia e Venezuela, cuja base fundamental de apoio são os pobres.

Correa disse que está aberto ao diálogo com seus adversários, "mas com aqueles que busquem o bem do país". "Convidamos a todos a fazer acordos políticos pragmáticos",afirmou.

Desafios

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Crítico do neoliberalismo, Correa denunciou durante a campanha que seus adversários foram os responsáveis pela aplicação da abertura comercial e da desregulação estatal que incrementou a miséria e ocasionou a imigração de pelo menos 3 milhões de equatorianos.

No novo mandato, Correa tende a manter firme as novas regras de exploração petrolífera que obriga as transnacionais do ramo a repassarem ao governo equatoriano 99% dos lucros acima de um valor pré-determinado em contrato. A legislação anterior previa o repasse de 50% dos lucros.

As principais dificuldades que o governo enfrentará, porém, serão de origem externa. Com a crise financeira internacional despencou o ingresso proveniente dos dois principais motores da economia: o petróleo, responsável por 42% da receita nacional e as remessas dos imigrantes equatorianos no exterior, estimado em 1,5 milhão de pessoas.

De acordo dados do Observatório de Política Fiscal o envio de dinheiro dos imigrantes poderá sofrer uma redução neste ano de até 30% com relação a 2008, o equivalente a cerca de US$700 milhões (R$ 1,5 bi).

Analistas ouvidos pela BBC Brasil advertem que a escassez de recursos pode afetar a popularidade de Correa e abrir o caminho para a rearticulação da fragmentada oposição.

"Os problemas que o país pode enfrentar em consequência da crise podem fazer com que a direita se junte em um bloco contra o governo", afirmou Milton Benitez, professor de Ciências Políticas da Universidade Católica do Equador.

Correa, por sua vez, disse que apesar da crise o gasto social continuará tendo prioridade em seu governo e, se preciso for, deixará de pagar a dívida externa para cobrir a receita interna.


"Estamos aqui pelos pobres, que ninguém tenha dúvida, nosso compromisso é erradicar a miséria, fazer um país mais justo e equitativo", disse o mandatário em Quito.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/04/noticia5300/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Elson de Assis
Pastor Oseias Gomes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Camara
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo César Augusto
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Mariano
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Missionário RR Soares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Abílio Santana
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastora Helena Tannure
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Márcio Valadão
Pastor Adão Santos
Pastor Jorge Linhares
Pastora Joyce Meyer
Pastor José Wellington Bezerra da Costa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Rose Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Ministério Diante do Trono
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Cantora Mara Lima
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Fernandinho
Cantora Cassiane
Cantora Andrea Fontes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Banda Oficina G3
Cantora Lauriete
Cantora Ludmila Ferber