Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Duas bombas matam cristãos em Tentena

Duas bombas, programadas para causar o maior estrago possível, explodiram em uma vila de refugiados cristãos em Tentena, Indonésia, na manhã do dia 28 de maio, matando 21 pessoas e ferindo 49.

A primeira bomba explodiu por volta das 8h15, no mercado lotado Assim que amigos e parentes vieram correndo para auxiliar os feridos, uma segunda bomba explodiu perto da entrada do mercado.

 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Tentena está localizada no distrito de Poso, na Sulawesi Central. Desde o fim da década de 1990, as comunidades muçulmanas e cristãs ali e na Sulawesi do Norte têm experimentado períodos de extrema violência, seguidos por uma paz difícil. Mais de 1.000 pessoas pereceram no conflito antes que o Acordo de Paz Malino I fosse assinado em dezembro de 2001. Estudiosos acreditam que o último ataque pode impulsionar novas lutas na província.

Uma fonte local disse que o serviço telefônico em Tentena foi cortado imediatamente depois das explosões. "Isso tornou a situação ainda pior, já que o serviço telefônico, fornecido pela companhia telefônica do governo é o único meio de comunicação".

"Além disso, há apenas duas ambulâncias na cidade de Tentena e, com o número de pessoas necessitadas de tratamento imediato, um estresse maior foi causado em uma situação que já era de pânico".

Entre os que foram mortos estava Berni Tungkanan, 31, que morreu na primeira explosão

O pai de Berni Tungkanan, Paulus Tungkanan, foi comandante de uma milícia cristã em Sulawesi. Entretanto, ele desistiu de sua posição e se tornou um defensor da paz em 2001, na época em que o Acordo de Paz Malino I foi assinado.

O pastor Rinaldy Damanik também vive em Tentena. Uma semana antes da explosão, ele falou com os visitantes sobre a situação atual na Sulawesi e disse que ele estava otimista em relação ao futuro. Entretanto, as duas explosões certamente irão trazer um atraso ao processo de reconciliação entre as comunidades, cuja divisão é profunda.

Outra fonte em Tentena comentou: "Muitos acreditam que esse ato terrorista está ligado à eleição do cargo de Bupati, ou chefe do distrito, de Poso". Poso tem sido predominantemente cristão desde que o distrito foi dividido em duas partes, mas muitos muçulmanos são contra a divisão.

As explosões podem estar ligadas a um ataque anterior na Sulawesi Ocidental no dia 24 de abril. De acordo com uma reportagem do Jakarta Post, o ataque no subdistrito de Ranu, na regência predominantemente cristã de Mamasa, deixou quatro pessoas mortas e levou à captura de um suspeito chamado Amirrudin, 22 anos.

Na seqüência de sua prisão, Amirrudin admitiu ter tomado parte em uma unidade de comando terrorista composta por cinco homens, que realizou o ataque.

O general Saleh Saaf, inspetor chefe de polícia de Sulawesi do Sul, disse que foram encontrados documentos na posse de Amirrudin que revelavam um complô mais amplo, responsável por realizar ataques através do país. Os documentos continham instruções para fazer bombas caseiras e outras informações codificadas que a polícia planeja investigar mais.

Nos dias do ataque de 24 de abril, outras duas bombas foram dispostas em Poso, Sulawesi Central. No dia 3 de maio, a polícia prendeu três muçulmanos ligados às explosões de Poso.

De acordo com a reportagem da Rádio ABC da Austrália, no dia 3 de maio, os três suspeitos disseram à polícia que a missão deles era travar uma jihad, ou guerra santa, na província, para ressaltar a condição dos muçulmanos em todo o mundo.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/06/noticia1847/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum