Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Diário de bordo: colaborador da Portas Abertas viaja à Síria

Boutros, coordenador do trabalho humanitário que a Portas Abertas faz na Síria relatou sua experiência e análise sobre os confrontos recentes ao viajar para a região e conversar com cristãos locais:


"Dois anos após os conflitos armados sírios, dirigíamos em uma estrada deserta ao norte do Líbano em direção à fronteira síria. Atravessar a fronteira não é possível, pois poria em perigo o trabalho de nossos parceiros.


Uma olhada final para a fronteira e o país por detrás; uma nação dilacerada por conta de um confronto interno. O exército do presidente Assad tem agido de maneira muito dura contra qualquer um que se oponha ao seu governo. Do outro lado, os combatentes da oposição não se abstêm de nada em sua batalha contra o regime. 


Parte deles quer transformar a Síria em uma nação islâmica, sem lugar para outras minorias. Os cristãos, muitas vezes, ficam presos entre as facções combatentes ou fogem em grande número. Por serem pacíficos, isso os torna alvo fácil para os diferentes grupos ou para os sequestradores. Enquanto isso, em outras regiões do país, a vida parece continuar como sempre. Nada disso pôde ser sentido durante nossa visita à fronteira nesta desolada terra de ninguém. Dirigimos de volta. Grossas gotas de chuva atingem o para-brisa do carro. Em silêncio, oro pela Síria, pelos cristãos próximos ao desespero, pelas facções combatentes; pela paz. Então, sou tomado pela dúvida. Quão realista é pensar em uma solução para o conflito? Entrego também esta pergunta e minhas dúvidas ao Senhor em oração.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Toda a guerra é complicada. Não há respostas fáceis. Tentamos responder o melhor que podemos às diferentes situações de forma que as pessoas realmente tenham o que precisam. Sabemos a quem devemos ajudar porque os pastores conhecem o povo necessitado em suas congregações. Isso é certamente diferente com os refugiados que batem em suas portas. Muitas vezes, adquire-se uma primeira impressão de seu aspecto e nosso pessoal visita as famílias desalojadas para ter uma correta impressão de sua situação. Trabalhando assim, sabemos que nossa ajuda chega a quase todas as pessoas. Todavia, de maneira alguma podemos evitar que algumas pessoas também tentem obter ajuda em outro lugar e adquiram mais auxílio. Nenhum sistema é perfeito. 


Tento imaginar como é ser forçado a fugir e deixar quase tudo para trás. Você só pode levar o que cabe em uma mala. A grande pergunta é: o que acontecerá com seu apartamento, com seus pertences? Ontem, falei com pessoas que experimentaram isso.


Em uma atmosfera de paz em um convento onde mais de 40 famílias encontraram refúgio, falamos sobre a guerra. Marcus de Al Qamishli é um homem amigável, em seus cinquenta anos, de cabelo grisalho curto. Ele tinha sua casa e seu próprio negócio e agora está com sua esposa e filhos em um convento, esperando conseguir um visto temporário para a França. Ele quer retornar à Síria quando houver paz novamente. 


‘Houve ataques com bombas em nossa cidade, mas o motivo mais importante para sairmos foi que era impossível viver lá. Não tínhamos água, eletricidade, nem telefone, nada.’ O risco de ser sequestrado predominou na decisão. ‘Os sequestradores são pessoas de nossa própria vizinhança. Eles veem os sequestros como uma maneira fácil de ganhar dinheiro.’ Os cristãos são alvos específicos nisso? Marcus dá de ombros: ‘Sei que 90% das pessoas sequestradas são todas cristãs. Um amigo meu foi liberto depois de 40 dias. Foi pago um resgate de 80 mil dólares por ele.’ Ele diz isso quase que retraído.


De repente, seu tom muda. ‘No mês passado, estávamos com tanto medo que mal dormíamos. Estava com medo de que minha filha de 15 anos fosse sequestrada. Eu a levava para a escola, ficava esperando até as aulas terminarem e a levava para casa novamente.’ Podia-se ver a tensão em seu rosto.


Marcus está preocupado com seus filhos. ‘Eles estavam construindo suas vidas e, de repente, tudo virou de cabeça para baixo. Meus filhos estão deprimidos.’ Ele enxuga uma lágrima do rosto. ‘Oramos todos os dias para que Deus salve a Síria da ruína. Oramos por paz. Confiamos que, através da oração, as coisas podem mudar, que as coisas irão melhorar na Síria’, conclui.”

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2013/08/2655776/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão