Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Descontentamento, desespero e ilusão crescem no Irã

Em 1989, o pai da Revolução Islâmica, o aiatolá Khomeini, morreu sem deixar um sucessor. O herdeiro da posição, por direito, seria o aiatolá Hossein Ali Montazeri. Entretanto, ele foi repelido em 1988 por protestar contra corrupção e abusos de direitos humanos.

As personagens daquela época são as mesmas que aparecem nas notícias de hoje: Khamenei, atual Líder Supremo, era o presidente; Mousavi, principal oponente do governo hoje, era o primeiro-ministro; e Rafsanjani, hoje líder da Assembleia dos Especialistas, era porta-voz do parlamento iraniano. Essa Assembleia tem o poder de escolher o Supremo Líder do país.

Na época, nenhum desses três sofreu o mesmo destino do aiatolá Montazeri porque nenhum deles protestou contra os massacres perpetrados pelo governo.

Para ocupar a posição de Líder Supremo, Rafsanjani convenceu a Assembleia dos Especialistas a eleger Khamenei, embora ele não fosse qualificado para assumir o cargo.

Quando Rafsanjani se tornou presidente, em 1987, ele e Khamenei começaram a ter dissensões. O governo de Rafsanjani era voltado à elite, defendendo o crescimento econômico. Já a política de Khamenei era voltada às massas. Assim, ele apoiava os clérigos, os pobres e a Guarda Revolucionária Islâmica.

Foi Khamenei e a Guarda Revolucionária que levaram Ahmadinejad ao poder em 2005, pois ele poderia servir aos seus interesses.

A crise atual traz à tona uma briga entre dois times. De um lado, estão Khamenei, Ahmadinejad e a Guarda Revolucionária; do outro, estão Rafsanjani e Mousavi. Os dois times são conservadores e todos os envolvidos são seguidores do islã. Nenhum deles é contra a Revolução.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O time de Ahmadinejad está comprometido em exportar a Revolução Islâmica, investindo seus petro-dólares na Guarda Revolucionária, em expedições para o Iraque, Gaza, o Líbano e além, a fim de impor a hegemonia na região.

Por outro lado, o time de Mousavi, embora seja islâmico da mesma forma, foca menos na guerra e mais em relações internacionais de qualidade, para que possa atender a questões e à economia interna.

Os jovens intelectuais, urbanos, que têm protestado nas ruas de Teerã estão embaraçados e frustrados com o atual regime e ávidos por mudanças.

Um analista descreveu Mousavi como um “balão” que foi “inflado” por quem está determinado a expressar sua fúria contra Ahmadinejad e o Supremo Líder aiatolá Khamenei.

Analistas independentes, de dentro e fora do país, creem que houve fraude nas eleições. Entretanto, isso não significa que Ahmadinejad não teria vencido o pleito, uma vez que ele é bastante popular e virtualmente adorado pelos pobres da zona rural, que apreciam sua generosidade.

Diz-se que Khamenei e a Guarda Revolucionária não quiseram só garantir a vitória de Ahmadinejad, mas de dar-lhe um mandato poderoso.

Khamenei e Ahmadinejad controlam as armas e têm o apoio da maioria dos membros da Assembleia dos Especialistas. Quando Rafsanjani dirigiu-se à Assembleia recentemente – talvez na tentativa de derrubar Khamenei – sua filha e outros quatro parentes foram presos.

O time de Khamenei mantém o poder por enquanto. Enquanto isso, crescem o descontentamento, o desespero e a desilusão.

Pedidos de oração:

• Iranianos que querem mais liberdade começarão a se perguntar o que deu errado. Ore para que eles encontrem em Jesus Cristo as respostas às suas indagações.

• Peça a Deus para proteger e livrar sua Igreja, pois é bem provável que a perseguição aumente caso o governo considere uma ameaça todos que pensam de forma diferente a ele.

• Que o Espírito Santo conceda ousadia sobrenatural aos cristãos iranianos, a fim de que testemunhem com coragem, convicção e autoridade.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2009/06/noticia5446/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Mariano
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Márcio Valadão
Bispo Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Claudio Duarte
Pastora Joyce Meyer
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior
Bispa Ingrid Duque
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Adão Santos
Pastor Marco Feliciano
Missionário David Miranda
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Pastor Billy Graham
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo César Augusto
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário RR Soares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Oseias Gomes
Pastor Lucinho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Cassiane
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Rose Nascimento
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantor Fernandinho
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Andrea Fontes
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Ministério Diante do Trono
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Banda Oficina G3
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Lauriete
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade