Um deputado estadual e outro federal, ambos ligados à Igreja Mundial do Poder de Deus, tiveram seus mandatos cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Minas Gerais por “abuso de poder religioso”.
O missionário Márcio Santiago (PTB), sobrinho do apóstolo Valdemiro Santiago, foi eleito em 2014 com 76.551 votos. A ação na Justiça Eleitoral foi movida por um colega de partido, o ex-jogador Marques, que obteve 39.027 votos.
Marques ficou como primeiro suplente do partido na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, e resolveu mover a ação contra o missionário porque ele teria usado a estrutura da Mundial para obter votos.
De acordo com o ex-jogador do Corinthians e Atlético-MG, Santiago teria participado de um evento da Mundial em Belo Horizonte (MG) às vésperas da eleição. Na mesma ação, o deputado federal Franklin Roberto de Lima Souza (do PTdoB) também teve seu mandato cassado, pois também participou do culto e subiu ao palco a convite do apóstolo Valdemiro.
Segundo informações do Uol, o evento reuniu 25 mil fiéis, contou com shows e transporte gratuito, tudo às custas da Mundial, que também bancou a divulgação, com anúncios em ônibus, redes sociais e no site da denominação.
Segundo os advogados de Marques, houve um “atrelamento de pedido de votos a crenças e práticas religiosas”, o que induziu o público a votar no missionário Márcio Santiago, tornando a disputa desigual.
Os magistrados responsáveis pelo julgamento disseram, na sentença, que “existem estudos recentes acerca de uma nova figura de abuso no direito eleitoral denominada de abuso de poder religioso”, e que os candidatos haviam se valido desse artifício.
“É inegável que os investigados Marcio Santiago e Franklin Souza foram os beneficiários do abuso econômico levado a efeito pelo apóstolo Valdemiro Santiago, na medida em que esse líder religioso que é, conclamou os fiéis a votarem nos candidatos de sua predileção, que se encontravam ao seu lado”, diz trecho da decisão.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.