Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Curta feito no Brasil, resgate a história da Igreja Presbiteriana

Um curta-metragem que está sendo rodado em uma fazenda de Itu conta a história dos 150 anos da Igreja Presbiteriana no Brasil. O filme tem seu roteiro baseado no diário do reverendo Ashbel Green Simonton, introdutor do Presbiterianismo no Brasil.

Orçado em R$ 200 mil, produção, com roteiro de Joel Yamaji, explora conflitos existenciais dos personagens

Último dos nove filhos de um deputado federal e médico da Pensilvânia, nos Estados Unidos, o reverendo Ashbel Green Simonton ofereceu-se, ainda muito jovem, para trabalhar no Brasil, como missionário da Igreja Presbiteriana.

Autorizado, viajou 54 dias até desembarcar na Baía da Guanabara, Rio de Janeiro. Aqui, difundiu a doutrina e arrebanhou, no processo de evangelização, seguidores. A passagem aconteceu há 150 anos, mais precisamente no mês de agosto e foi descrita por ele num livro que serviu de base para o roteiro de O Diário de Simonton, curta-metragem rodado na Fazenda Limoeiro da Concórdia, em Itu.

O filme faz parte das comemorações pela passagem do sesquicentenário da denominação religiosa no país e foi encomendado à dupla de diretores Jader Gudin e Joel Yamaji, este também responsável pelo roteiro.

Além desse empreendimento, está também para ser concluído um documentário alusivo à data. O projeto, conforme o pastor Márcio Roberto Alonso, gerente da produtora Luz Para o Caminho (LPC), o departamento que cuida da política de comunicação da igreja, consiste num resgate histórico não necessariamente voltado apenas aos fiéis.

A reportagem do Mais Cruzeiro esteve, quinta-feira, no set montado no casarão construído no século passado. O prédio foi escolhido por apresentar as características arquitetônicas de época procuradas pela produção.

A história do missionário, curiosamente, guarda estreita relação com a de Sorocaba. Para levar adiante o trabalho de criar os núcleos presbiterianos locais, Ashbel Simonton contou com a ajuda do brasileiro José Manoel da Conceição, que para cá se mudou aos dois anos de idade (leia mais na B5).

Em comum, os personagens tinham muitos conflitos existenciais, traço que o roteiro explora. As trajetórias de Simonton e Conceição têm quase que a mesma importância para a condução do enredo. Joel Yamaji gosta de trabalhar com perfis densos, complexos.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Tanto que, ao escrever, como assinala no material de divulgação distribuído à imprensa, procurou extrair temas universais. Na linguagem do filme busquei trazer um diálogo com referências nas histórias do cinema de Carl Dreyer (A Paixão de Joana DArc), Robert Bresson (O Batedor de Carteiras), Andrei Tarkovski (O Espelho),

Ingmar Bergman (Persona) e Pasolini (Édipo Rei). Estes autores cultivaram uma estética vinculada a questões de ordem existencial e espiritual do homem contemporâneo, e é essa alma que eu quero dar à produção.

O filme

Produção independente, O Diário de Simonton foi orçado em aproximadamente R$ 200 mil, receita levantada junto a apoiadores. Uma equipe de 60 pessoas trabalha para que o filme entre em circuito no segundo semestre.

No elenco, atores com passagens por minisséries de TV e filmes recentes como Guta Ruiz, Dionísio Neto e Sérgio Guizé, que vive o protagonista. Para levar à tela grande a história do missionário americano no formato de curta-metragem, Joel Yamaji recorreu ao que chama de poder de síntese.

Ele e o diretor Jader Gudin riem quando têm de explicar como fizeram para adaptar uma biografia tão rica em acontecimentos como a do personagem. É verdade que, se possível, o filme renderia um longa, mas não tivemos problemas em seguir outro padrão.

A história de Ashbel Simonton foi, mesmo, marcada por uma sequência de episódios intensos, vibrantes. Três anos depois da chegada ao Brasil, o missionário retornou aos Estados Unidos para relatar o andamento de seu trabalho e conheceu Helen Murdoch, com quem se casou.

Com a família, voltou ao país; porém, em 1863, perdeu a esposa, nove dias depois do nascimento da filha. Em seguida, conhece o brasileiro José Manoel da Conceição que passara a fazer parte da Igreja Presbiteriana.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/curta-feito-no-brasil-resgate-a-historia-da-igreja-presbiteriana.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Elson de Assis
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Yossef Akiva
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo César Augusto
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Karen Martins
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça