Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cunha estaria entre ser anistiado no Conselho de Ética ou ser afastado do governo Temer

O destino do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) poderá ser definido a partir das próximas semanas, com um acordo que envolva sua renúncia à presidência da Câmara dos Deputados, em troca da salvação, temporária, de seu mandato.

Cunha tornou-se figura admirada entre seus colegas por sua habilidade política, amplo conhecimento do regimento interno da Câmara e determinação em levar adiante, de forma rápida, o pedido de impeachment de Dilma Rousseff (PT).

Mesmo sendo réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por conta das acusações da Operação Lava-Jato e estando sob risco de perder o mandato por conta do processo em curso contra ele no Conselho de Ética – que analisa se ele mentiu em depoimento prestado na CPI da Petrobras -, Cunha conserva cartas na manga.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Alguns de seus pares entendem que a perda do mandato por ter mentido em depoimento seja uma punição muito dura: “O juízo da casa é um juízo político, de conveniência e oportunidade”, afirmou o deputado Osmar Serraglio (PMDB-PR), em entrevista ao El Pais.

Segundo Serraglio, o processo no Conselho “não vai dar em nada, uma vez que o Cunha tem maioria lá”, observou. Por outro lado, Serraglio admite que Cunha receba uma punição, como a suspensão do mandato, já que o STF decidiu, em outras ocasiões, que “mesmo sob juramento você pode mentir para não se prejudicar”. “Logo é duvidoso ele ser condenado por mentir sem estar sob juramento”, contextualizou Serraglio.

A maioria no Conselho de Ética, mencionada pelo deputado, foi conquistada recentemente, através da troca de um dos integrantes: o deputado Fausto Pinato (PP-SP), no início de abril, decidiu entregar a vaga depois que trocou de partido, e seu lugar foi ocupado pela deputada Tia Eron (PRB-BA), que integra a bancada evangélica e é aliada de Cunha.

“Entendo que deva haver [uma punição], mas não entendo que deva ser a cassação”, opinou Carlos Marum (PMDB-MS), reforçando a expectativa de que o deputado escape “ileso”.

Chico Alencar (PSOL-RJ), um dos autores da denúncia contra Cunha, disse que essa manobra já era prevista: “Está se confirmando o que nós já sabíamos, é uma grande farsa, eu não ficaria nem um pouco surpreso se ele fosse anistiado pelo Conselho de Ética”, desabafou.

Livre, mas…

Hoje, Cunha só é menos impopular que a presidente Dilma Rousseff. Ciente disso, o vice-presidente Michel Temer (PMDB) estaria tentando costurar um acordo para que, caso ele assuma a presidência, Cunha renuncie ao mandato de presidente da Câmara.

A ideia seria evitar o desgaste junto à opinião pública e facilitar a construção de uma coalizão, suprapartidária. Em troca, Cunha teria seu mandato preservado, e dessa forma, manteria seu processo no STF, longe do juiz Sérgio Moro.

De acordo com analistas políticos, o próprio Cunha estaria disposto a tentar essa alternativa, embora publicamente ele negue que vá renunciar à presidência da Câmara.

“Acho que ele devia renunciar. Já disse isso a ele. Vai chegar o momento em que o processo dele irá ao plenário da Câmara. Tem também o processo no Supremo”, argumenta o deputado Miro Teixeira (Rede-RJ).

Com a deposição da presidente Dilma, o presidente da Câmara se torna, na prática, o vice-presidente do país. Em viagens oficiais, ou em caso de licença-médica ou afastamento do presidente, o presidente da Câmara é quem assume a presidência, temporariamente.

Como há um processo em andamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por suspeita de uso de propina na campanha que elegeu Dilma e Temer, o resultado poderia ser a cassação da chapa, o que levaria Temer a ter o mandato cassado. Nesse caso, o presidente da Câmara assumiria, interinamente, com obrigação de convocar novas eleições.

E é exatamente essa possibilidade que tanto Temer, quanto os demais parlamentares, querem evitar. Pelo acordo que vem sendo costurado, o deputado Rogério Rosso (PSD-DF), que é advogado, seria o favorito para ser eleito presidente da Câmara.

Rosso presidiu a Comissão Especial que analisou o impeachment de Dilma e foi muito elogiado pelos colegas. “Ele tem bom trânsito por todos os grupos da Câmara, característica que interessa muito a Temer, que terá que fazer um governo de coalizão, administrando muitos partidos e interesses conflitantes”, noticiou o jornal O Dia.

Agora, resta saber se Cunha não guarda nenhuma outra carta na manga para safar-se das acusações.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/cunha-entre-anistiado-afastado-governo-82319.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum