Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cuba vê crescimento de igrejas evangélicas após décadas de intolerância religiosa

As igrejas em Cuba estão vendo um avivamento aumentar a cada dia. Se antes havia uma implacável repressão contra a liberdade religiosa, hoje eles podem ver dezenas de milhares de pessoas se reunindo para cultos evangélicos todas as semanas. O governo de Fidel Castro liderou rígidas restrições à organização e atividade da Igreja. No entanto, o país já está vendo uma mudança radical nessa questão, de acordo com a Associated Press.

Cuba foi um estado predominantemente ateu durante a era Castro. Na década de 1960 o Reverendo Juan Francisco Naranjo foi enviado para anos de trabalho em campo para pregar o Evangelho. A igreja de Naranjo foi sufocada, e somente poucos atenderam o chamado de Cristo.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Agora, a igreja de Naranjo está cheia de vida. Naranjo morreu em 2000, mas num domingo recente viu sua igreja reunindo 200 fiéis para um culto de domingo, além de promover cuidados médicos para crianças com deficiência e realizando um grupo de estudo bíblico.

Mudanças

"Na década de 1960, os poucos irmãos e irmãs que vieram aqui tiveram que esconder suas Bíblias em capas de papel marrom", disse Esther Zulueta, uma médica de 57 anos. “Agora, nos reunimos noite e dia”, complementou.

O governo de Cuba agora reconhece a liberdade de religião, mas não permite que os grupos religiosos construam suas próprias casas de culto, e recentemente demoliu várias igrejas. As igrejas têm expandido seu uso de serviços sociais, como cuidados médicos e recursos de ajuda - anteriormente exclusivamente operados pelo governo cubano.

"Há um avivamento dessas igrejas, das mais diversas denominações no país, e todas elas estão crescendo, não apenas no número de membros, mas na sua capacidade de liderar e agir na sociedade", disse Joel Ortega Dopica, um pastor presbiteriano. Dopica é o presidente do Conselho de Igrejas de Cuba, uma associação oficial de 32 denominações protestantes. Ele diz: "Há liberdade religiosa em Cuba".

A população de Cuba, com 11 milhões de habitantes, é 60% católica e inclui 40 mil metodistas e 100 mil batistas. A denominação das Assembléias de Deus tem 120 mil membros. No início de 1990 tinha apenas 10 mil. As tensões foram acabando um pouco ao longo dos anos após o ativismo de grupos religiosos, e pastores como Naranjo, defendendo melhores relações entre as igrejas e o governo comunista.

Declaração

A visita do Papa João Paulo II em 1998 marcou algumas novas liberdades para os protestantes e católicos em Cuba. Em 2016, o grupo de defesa Christian Solidarity Worldwide alegou em um relatório que o governo cubano cometeu 2.380 violações da liberdade religiosa, tendo declarado 2 mil Assembleias de Deus como legalizadas e confiscou cerca de 1.400 igrejas.

O tesoureiro das Assembléias de Deus em Cuba, Juan Whitaker, negou a alegação e disse que nenhuma de suas igrejas havia sido declarada ilegal. A CSW mantém sua declaração e disse que as refutações de sua alegação poderiam ser explicadas pela pressão do governo. Eles citam as histórias de homens como Juan Carlos Nunez e Bernardo de Quesada que tiveram suas casas demolidas por não terem licença para reunir cristãos para cultos domésticos. As casas haviam hospedado centenas de fiéis para encontros semanais na igreja.

Embora as tensões persistam, a situação evoluiu claramente desde as restrições de Castro nos anos 60. A reverenda Dorilin Tito, da Igreja Batista William Carey, disse: "As autoridades cubanas compreenderam a necessidade de nossa presença e diálogo com o governo, que continua, mesmo que nem sempre concordemos".

 

Fonte: http://www.cpadnews.com.br/universo-cristao/38786/cuba-ve-crescimento-de-igrejas-evangelicas-apos-decadas-de-intolerancia-religiosa.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Billy Graham
Pastora Joyce Meyer
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Missionário RR Soares
Pastor Gilmar Santos
Pastor Elson de Assis
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Aluizio Silva
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Adão Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Josué Gonçalves

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Karen Martins
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Banda Oficina G3
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Bruna Karla
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantora Aline Barros
Cantora Nivea Soares
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantor Davi Sacer