Entre janeiro e julho de 2016, mais de 1.600 igrejas foram alvo de perseguição religiosa por parte das autoridades de Cuba, de acordo com a organização Christian Solidarity Worldwide (CSW).
Dentre os casos de violação da liberdade religiosa, a entidade registrou a demolição e confisco de igrejas, destruição de propriedades pertencentes às congregações e detenção arbitrária de alguns líderes.
Em março deste ano, o Rev. Mario Felix Lleonart Barroso, pastor e militante da liberdade religiosa, foi detido poucas horas antes da chegada do presidente Barack Obama ao país.
No último ano, líderes cristãos vem levantando preocupações sobre o tratamento do governo aos grupos religiosos. Muitos pastores tiveram seus pertences pessoais confiscados e mais de mil igrejas ainda são considerados "ilegais" em Cuba.
A CSW acusa o governo cubano de atacar as propriedades das igrejas "para apertar o controle sobre as atividades e a composição dos grupos religiosos e, assim, eliminar o potencial de qualquer agitação social."
No relatório anual sobre liberdade religiosa, publicado na semana passada, o Departamento de Estado dos EUA apontou que o governo cubano "monitora grupos religiosos" e "continua controlando a maioria dos aspectos da vida religiosa".
"O governo persegue, detém e restringe as figuras religiosas sinceras, especialmente aquelas que discutem os direitos humanos ou colaboram com grupos de direitos humanos independentes", disse o relatório.
"Muitos líderes religiosos atestam que são censurados no conteúdo de suas pregações durante os cultos. Alguns evitam fazer críticas diretas ou indiretas contra o governo por temerem represálias, como medidas que possam limitar o crescimento de seus grupos religiosos ", continua o documento.
"Continuamos desapontados com as promessas não cumpridas de uma reforma por parte do governo cubano. Apelamos à comunidade internacional e, em particular, ao Reino Unido, à União Europeia e ao governo dos Estados Unidos para pressionar o governo cubano e deter essas ações repressivas”, disse o chefe executivo da CSW, Mervyn Thomas.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.