Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos vietnamitas têm suas terras confiscadas pelo governo

Funcionários do Ministério do Meio Ambiente do Vietnã atacaram duas famílias cristãs montagnards a fim de forçá-las a sair da terra que ocupavam.

Segundo a fundação Montagnard Foundation Inc., quatro funcionários identificados e um quinto não-identificado são parte de um plano para intimidar os montagnards e retirá-los de suas terras. Assim as autoridades podem vender ou distribuir a terra para novos colonos vietnamitas que chegam à região. As autoridades usaram armas químicas nas vítimas, inclusive em um bebê de apenas alguns meses de idade".

A Fundação Montagnard (MFI, sigla em inglês) afirma que no dia 1º de maio de 2006, por volta das 13 horas, um montagnard chamado Kpa Ju e sua esposa chegaram aos campos de seus ancestrais para vender arroz.

Enquanto sua esposa preparava as sementes de arroz, Kpa Ju andava pelos seus campos, checando-os. De repente, ele foi atacado pelos cinco funcionários do Ministério do Meio Ambiente.

Segundo a MFI, os cinco funcionários o espancaram e chutaram até que ele caísse. Depois eles espirraram um tipo de líquido químico em seu rosto e olhos. Sua esposa viu o que estava acontecendo e correu em direção a ele. Os funcionários saíram então do lugar. Kpa Ju foi severamente agredido e não conseguia abrir os olhos por causa da química. Kpa Ju tem 48 anos e é da vila Ploi Poi, na província de Gialai.

Rotina

Conforme a MFI, no dia 18 de abril, outro homem da mesma vila foi atacado. Rmah Suan, de 28 anos, estava em sua plantação de arroz com sua esposa Siu H'Blaih e seus três filhos: Siu Anuan (5 anos), Siu H'Biap (3 anos) e Siu H'Gai (de poucos meses). As plantações ficam a uns 7 quilômetros de distância da vila.

Por volta das 7 da manhã, Rmah Suan plantava arroz enquanto sua esposa e seus filhos cozinhavam arroz em uma tenda perto da fazenda. Segundo a Fundação, os mesmos funcionários do Ministério, se dirigiram a Rmah Suan e lhe disseram: "Você não pode plantar arroz nessa terra porque ela pertence ao governo". Rmah Suan respondeu que aquela terra era de seus tataravôs e que sua família havia vivido lá por gerações. Então ele disse: "Por que ela, de repente, passou a ser do governo?".

A MFI relatou que os cinco funcionários atiraram a cesta de sementes de arroz no chão e agrediram Rmah Suan, batendo nele e chutando-o até que ele sangrasse. Rmah Suan desmaiou e os funcionários espirraram o mesmo líquido químico em seu rosto.

Em seguida, eles se dirigiram à tenda onde estava o resto da família. Eles agrediram a esposa de Rmah e espirraram o líquido em todos os que estavam lá, inclusive no bebê. Eles ordenaram que a mulher saísse daquela terra.

Comentando o ataque, a MFI disse que a questão do confisco de terras é um dos problemas fundamentais no que diz respeito ao povo montagnard. Para a fundação, "o governo vietnamita continuou a agir de uma maneira discriminatória e repressiva em relação a essa questão.

A fundação ainda diz que o problema está aumentando e que o modo como os funcionários do governo retiram os montagnards de suas terras já virou rotina e existe há décadas. Se os montagnards são maltratados e se queixam disso ao governo, eles são acusados de estar contra o governo, ou de seguir "forças externas" e são punidos. "O único desejo do povo montagnard é ser tratado de forma igual, e não ser perseguido e traído pelas autoridades vietnamitas".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Apelo

A Fundação Montagnard convida todas as embaixadas interessadas no Vietnã e a comunidade internacional a tentarem urgentemente assegurar que cuidados médicos sejam dados a essas vítimas; a tomarem as medidas necessárias com o governo vietnamita para que ele resolva a contínua discriminação e corrupção feita pelas autoridades que sempre ameaçam e roubas as terras dos montagnard; e a pressionar uma presença humanitária permanente no planalto central para monitorar a situação dos direitos humanos".

O povo montagnard sofre há décadas a perseguição do governo do Vietnã, por meio do confisco de suas terras herdadas, repressão da religião cristã, tortura, assassinatos e prisões. Em maio de 2006 o Departamento de Estado dos EUA manteve o Vietnã em sua lista de observação dos países que são os piores violadores da liberdade religiosa.

Segundo a MFI, até agora há mais de 350 prisioneiros montagnards no Vietnã. Suas acusações incluem luta por direitos humanos, evangelização e fuga para o Camboja. Por décadas o povo montagnard teve suas terras confiscadas pelas autoridades - uma prática discriminatória que força essas pessoas a viverem na pobreza e desnutrição.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/06/noticia2708/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Elson de Assis
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Jorge Linhares
Missionário RR Soares
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Julio Ribeiro
Missionário David Miranda
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor Carvalho Junior
Pastor Adão Santos
Pastora Helena Tannure
Pastora Joyce Meyer
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo César Augusto
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Bispo Rodovalho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Gilvan Rodrigues
Bispa Ingrid Duque
Pastor Samuel Mariano
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Bispa Lucia Rodovalho
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilmar Santos
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Cantora Karen Martins
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Alda Célia
Ministério Renascer Praise
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Lauriete
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Damares
Cantora Bruna Karla
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Cassiane
Ministério Diante do Trono
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantor Fernandinho
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Voz da Verdade