Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos quenianos se opõem à lei islâmica

Líderes cristãos quenianos estão incentivando suas congregações a que se oponham à futura votação de uma nova constituição para a nação leste-africana, porque o documento proposto dá reconhecimento à lei islâmica (sharia).

Sob a Constituição existente no Quênia, a corte sharia (também conhecida como "corte Kadhi", depois do título do oficial que a presidia) permite julgar questões familiares e de heranças relacionadas à minoria muçulmana, embora não em disputas criminais.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A nova Constituição poderá estabelecer as cortes como parte do sistema judiciário nacional.

Líderes de igreja dizem que é errado que corpos puramente religiosos sejam incorporados na Constituição de uma nação secular, onde as pessoas seguem várias religiões.

Cerca de 11% da população de 30 milhões do Quênia é muçulmana, 45 % são protestantes, 33% são católicos romanos e 12% aderem a credos indígenas e outros.

Os líderes cristãos expressaram sua preocupação porque o reconhecimento das cortes poderá eventualmente levar à aplicação da lei islâmica em assuntos criminais, uma questão controversa, pois a sharia prevê punições severas, como apedrejamento até a morte ou a amputação de membros por certos crimes.

"É melhor permanecermos com a atual Constituição do que adotar um documento que irá atirar o país ao caos", disse o bispo Mark Kariuki da Igreja Evangélica Deliverance.

Os clérigos do Quênia têm assistido à situação do estado nigeriano de Kano, um dos 12 estados no país que adotaram a lei sharia.

No mês passado, Kano introduziu um sistema de transporte público segregacionista entre os sexos, o último passo em sua implementação do código islâmico.

No Quênia, o debate está ameaçando descarrilar um processo longo e franco de revisão e atualização da Constituição para as reformas políticas.

A Constituição proposta está agora sendo esboçada pelo procurador geral, cujo documento editado final deverá ser levado a um referendo nacional em novembro.

Mas os líderes de igrejas estão agora pedindo que as mudanças propostas para a corte sharia sejam retiradas por alguns anos, permitindo mais debates entre os seguidores das duas religiões.

"Oramos para que a nova Constituição não condene o país para um estado sharia", disse o bispo Kihara Mwangi, um líder de igreja e legislador.

Por outro lado, os muçulmanos estão ameaçando rejeitar toda a Constituição proposta se a seção reconhecendo as cortes Kadhi for omitida, afirmou o muçulmano Najib Balala, um ministro de gabinete.

No ano passado, os muçulmanos do Quênia ameaçaram formar seu próprio estado sob a lei islâmica se as cortes Kadhi não fossem formalmente reconhecidas pela Constituição.

Alguns acusaram os cristãos de trabalhar com "evangelistas estrangeiros" dos EUA para suprimir a liberdade desfrutada pela comunidade muçulmana.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/08/noticia2016/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilvan Rodrigues
Missionário RR Soares
Pastora Helena Tannure
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Lucinho
Bispo Rodovalho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Yossef Akiva
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Jorge Linhares
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Billy Graham
Pastor Geziel Gomes
Pastor Elson de Assis
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior
Pastor Oseias Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Abílio Santana
Pastora Joyce Meyer
Pastor Adão Santos
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Bispa Sonia Hernandes
Missionário David Miranda
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo César Augusto
Pastor Samuel Mariano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Fernandinho
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantora Aline Barros
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Voz da Verdade
Cantora Andrea Fontes
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Lea Mendonça
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Rose Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Cassiane
Cantora Nivea Soares
Ministério Renascer Praise
Cantor André Valadão