Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos iraquianos cautelosos quanto à nova Constituição

O projeto da constituição do Iraque, a ser votado no dia 15 de outubro, causa mais preocupação no que diz respeito à religião, de acordo com alguns analistas. Mesmo se a constituição for adotada com fortes garantias de liberdade religiosa para todos, os cristãos iraquianos dizem que ela não protegerá os direitos das minorias religiosas, a não ser que os grupos majoritários muçulmanos respeitem essas garantias.

"O governo não pode garantir o que a comunidade local se recusa a permitir", disse um porta-voz dos cristãos evangélicos do Iraque no começo de setembro. "A sociedade e as comunidades religiosas muçulmanas ainda não nos garantem liberdade para cultuar como consideramos adequado, mas apenas dentro de seu contexto. Mesmo se houver declarações sobre a liberdade de culto na constituição, a comunidade local interpretará o que é um culto e um comportamento honrado".

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Depois de semanas de acordos e atrasos, líderes políticos xiitas e curdos contornaram as objeções da minoria dos negociadores sunitas e apresentaram formalmente o projeto à Assembléia Nacional do Iraque, em 28 de agosto. A Assembléia não aprovou e, portanto, essa decisão irá para o povo.

Muitos membros das comunidades cristãs caldeana e assíria, tradicionais no Iraque, já tomaram a sua decisão: deixar o Iraque no levantamento do caos social e dos repetidos ataques feitos pelos insurgentes sunitas e fundamentalistas muçulmanos xiitas. Cerca de 750.000 cristãos, conforme foi dito, permanecem no Iraque, abaixo do 1 milhão que havia antes da guerra.

Grupos cristãos sofreram sob a tirania de Saddam Hussein também, mas eles eram visados por causa de sua identificação étnica ou política - não por sua religião.

"O ditador não estava interessado em religião, contanto que ela fosse apolítica e não falasse às mazelas sociais sob a sua base étnica", disse o porta-voz cristão no Iraque. "Os líderes cristãos estão falando sobre questões mais amplas no Iraque esses dias" - e forças poderosas não estão felizes com isso.

Independente do resultado do referendo constitucional, os crentes iraquianos prevêem tanto maior - como menor - oposição ao Cristianismo. Apesar de suas antigas raízes no Iraque, a fé é agora ligada pelos seus oponentes aos "estrangeiros" e às culturas ocidentais, o que tornará a vida dos fiéis ainda mais difícil. Por outro lado, "uma expressão cristã mais ampla está presente no país, e ela se oporá a mais dificuldades", o porta-voz explicou. "O Iraque sob um governo escolhido pela população estará mais interessado na opinião do mundo do que o Iraque liderado por um ditador".

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2005/09/noticia2065/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastora Helena Tannure
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispo Rodovalho
Pastor Marco Feliciano
Pastor Lucinho
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Abílio Santana
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Joyce Meyer
Pastor Elson de Assis
Missionário David Miranda
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Geziel Gomes
Pastor Billy Graham
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Márcio Valadão
Pastor Aluizio Silva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Pastor Adão Santos

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Fernanda Brum
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantor Fernandinho
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Lea Mendonça
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantora Mara Lima
Cantora Nivea Soares
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão