Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristãos do Iraque são "obrigados a viver em modernas catacumbas"

Os cristãos iraquianos se vêem obrigados a celebrar a Missa nos subterrâneos das igrejas. Vivem sob constante ameaça de morte. Esse é o alarme lançado através da agência vaticana Fides por Elias, um jovem católico de Bagdá que pede ajuda à comunidade internacional e à Igreja universal. Elias, leigo comprometido na Igreja local, cuja família vive entre Bagdá e Mosul, relatou a Fides a vida dramática dos cristãos na capital iraquiana: Não podemos sair de casa porque a rua é muito perigosa.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A qualquer hora do dia ou da noite há minas e morteiros que os rebeldes lançam contra os americanos e contra todos os que trabalham com o governo, acrescenta. De sua descrição emerge um quadro de autêntica guerra civil, caracterizado pelos assassinatos diários de policiais, soldados e civis iraquianos. Quando um de nós, cristãos, sai de casa, não se sabe se voltará são e salvo. As famílias cristãs têm medo por seus filhos e suas mulheres. Por isso muitas fogem do país, indica o jovem.

Elias disse que após o primeiro atentado às igrejas de Bagdá, já mais de quatro mil famílias cristãs fugiram para Síria e Jordânia. Outros fiéis dizem que querem ficar e que não têm medo de morrer. Na história do Iraque já se produziram matanças contra a comunidade cristã. Em 1915, na cidade cristã de Mardine, ao norte do país, verificou-se uma verdadeira limpeza étnica: ali viviam meus avós. Em torno a 1950, os cristãos sofreram outras perseguições e hoje esta trágica história se repete, lamenta.

Os cristãos definiram os atentados de 1.º de agosto passado contra seis de suas igrejas, quatro na capital iraquiana e duas na cidade de Mosul, de um dia de sangue. Um grave ato intimidador, ocorrido pela primeira vez na história do Iraque, que custou a vida de 17 pessoas e deixou mais de 100 feridos. Desde aquela data houve ulteriores manifestações da perseguição que se está levando a cabo como, concretamente, em 16 de outubro passado, com as cinco bombas lançadas contra cinco igrejas cristãs em Bagdá que não produziram vítimas.

Segundo os dados de um dossiê de Fides, desde 10 de abril de 2003 até 18 de outubro, o número de cristãos assassinados no Iraque se eleva a 88. Também nós, os leigos cristãos, somos ameaçados porque vamos com freqüência às igrejas para ajudar os sacerdotes, comenta Elias. E acrescenta: Hoje celebramos a Santa Missa como os primeiros cristãos, nos subterrâneos das Igrejas, com poucos fiéis valorosos: encontramo-nos nas modernas catacumbas.

Elias lançou um forte chamado à comunidade internacional e à Igreja universal para que faça algo para resolver esta situação insustentável para nós. Queremos somente paz e tranqüilidade. Os fundamentalistas islâmicos querem expulsar-nos do Iraque porque dizem que o Iraque é uma terra muçulmana, acrescentou. Chamam-nos com desprezo de cruzados. Os grupos radicais arrastam os outros fiéis muçulmanos e com freqüência são fomentados por seus próprios líderes.

Creio que 80% dos lideres são pregadores de ódio e alimentam o fundamentalismo, afirmou confirmando o que declarou há alguns dias o padre Nizar Semaan, sacerdote iraquiano. Isso é muito grave. Lamentavelmente, segue-se essa tendência. Logo o Iraque será uma terra sem cristãos. Ajudem-nos para que isto não suceda!, concluiu o jovem.

Os cristãos no Iraque pertencem hoje ao grupo assírio-caldeu, o terceiro grupo étnico presente no país, após os árabes e os kurdos, descendente do povo dos assírios que habitavam a Mesopotâmia há 6.700 anos, com capital em Nínive. Os cristãos no total são cerca de 800.000, o equivalente a 3% da população, subdivididos em católicos e ortodoxos. Os caldeus são os mais numerosos -350.000 só em Bagdá - e no país representam 70% do total de cristãos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/11/noticia1457/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Missionário David Miranda
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Abílio Santana
Pastor Jorge Linhares
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Samuel Mariano
Pastor Julio Ribeiro
Bispa Ingrid Duque
Pastor Carvalho Junior
Bispo Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Elson de Assis
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Adão Santos
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastora Joyce Meyer
Missionário RR Soares
Pastor Josué Gonçalves
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo César Augusto
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Ministério Renascer Praise
Cantora Alda Célia
Ministério Diante do Trono
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantora Bruna Karla
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantor André Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Cantor Irmão Lázaro
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantora Karen Martins
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão