Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Cristão baleado na igreja

Por volta das 21h30 do dia 21 de outubro, atiradores atingiram e feriram Hans Sanipi, de 25 anos, guarda da Igreja Pentecostal Tabernáculo em Poso, Sulawesi Central. Hans estava falando com outras pessoas em frente à igreja quando dois homens em uma motocicleta passaram e atiraram ao acaso na multidão.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Cristãos e muçulmanos estão especulando porque a polícia ainda não encontrou os misteriosos "assassinos motoristas" que mataram pelo menos cinco cristãos e feriram outros 11 em abril de 2004.

Mona Saroinsong, coordenadora do CC-SAG, Centro de Crise em Sulawesi do Norte, apontou que em "quase todo canto da cidade de Poso, há um policial ou um posto militar. Por que a força de segurança não pôde encontrar os feitores?".

Um líder cristão, que preferiu não ser nomeado, comentou: "Pode ser que a polícia tenha alguns de seus próprios homens envolvidos, ou que eles tenham medo de lidar com o problema caso os militares estejam, de alguma forma, por trás de tudo isso. Eu não sei - continuamos no escuro".

Acusações do envolvimento da polícia e dos militares em conflitos sectários de Sulawesi e de Ambon foram espalhadas desde que os conflitos irromperam no final da década de 1990. Apesar dos acordos de paz assinados em dezembro de 2001 e em fevereiro de 2002, violências esporádicas continuam entre comunidades muçulmanas e cristãos nas ilhas de Sulawesi e Maluku.

No dia 24 de outubro, três dias depois que Hans Sanipi foi baleado, moradores encontraram o esconderijo de 123 bombas caseiras no cemitério muçulmano em Poso, segundo o Jakarta Post reportou. De acordo com o ABC Radio Australia, as bombas foram encontradas depois que escavadoras mecânicas limparam arbustos para aumentar o cemitério.

O chefe de polícia de Poso, Abdi Darma, disse que as bombas estavam recheadas com pedaços de projéteis, incluindo unhas e metais afiados. Nenhum comentário ou especulação foi feito para identificar aqueles que estocaram as armas.

No mesmo dia, uma ameaça de bomba foi feita contra o Banco Modern Express na vizinha ilha de Ambon.

Dois dias antes, cristãos encontraram uma maleta contendo quinze bombas caseiras no edifício Baileo Oikumene, ao lado da Igreja Protestante Maranata na cidade de Ambon. Uma reportagem feita pela Asia News afirmou que artifícios similares foram encontrados nas redondezas da Igreja Silo, a mais antiga igreja protestante da cidade, no dia 20 de outubro.

O Centro de Crise da Diocese Amboina reportou que as bombas eram simples artefatos com baixo potencial explosivo. De qualquer forma, os membros da igreja ficaram perturbados com o achado. Disputas sectárias nos últimos cinco anos tiraram milhares de vidas na ilha. A violência diminuiu um pouco em 2003, mas os moradores temem uma nova explosão que possa levar a mais matanças.

O comandante chefe de polícia, Aditya Warman, disse aos membros do Centro de Crise de Amboina que ele acreditava que certos indivíduos em Jacarta haviam contratado pessoas em Ambon para realizar essas ameaças terroristas, "esperando - por qualquer razão - por uma continuação dos conflitos em Maluku".

Enquanto isso, os membros da organização de jovens Muçulmanos de Tatura do Sul, em Palu, Sulawesi Central, iniciaram seu próprio ataque no dia 20 de outubro, atingindo fazendas de porcos dirigidas por cristãos.
As fazendas de porcos são uma afronta aos muçulmanos, que consideram o porco "impuro". Moradores muçulmanos haviam feito objeções junto ao governo local, e os fazendeiros foram ordenados ir para mais distante de áreas residenciais, mas as ordens foram ignoradas.

Jovens, carregando lanças, facões e varas de pau, atacaram vários currais e acusaram os fazendeiros de poluírem o rio Palu.

O Jakarta Post reportou que mais ou menos vinte porcos foram abatidos no ataque. Fazendeiros estimam que o prejuízo total seja por volta de 75 milhões de rúpias (8.244 dólares); a propriedade da fazenda foi seriamente danificada e cada porco valia de 600.000 a 800,000 rúpias (de 66 a 88 dólares).

O líder da organização de jovens, Abdul Haris, defendeu o movimento e disse que o odor da fazenda de porcos era ofensivo, "especialmente durante o Ramadã."

A observação do Ramadã deste ano, o mês muçulmano do jejum, começou no dia 15 de outubro e terminará no dia 13 de novembro.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/11/noticia1449/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastora Helena Tannure
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Sonia Hernandes
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Samuel Camara
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Billy Graham
Pastor Elson de Assis
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Pastor Abílio Santana
Pastor Adão Santos
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Marco Feliciano
Pastor Samuel Mariano
Pastor Gilmar Santos
Pastor Benny Hinn
Pastor Geziel Gomes
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Oseias Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Regis Danese
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Davi Sacer
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Alda Célia
Voz da Verdade
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantora Damares
Cantora Andrea Fontes
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho