Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Conflitos entre famílias demonstram violência sectária

Casos distintos de violência sectária em duas vilas aconteceram no Egito na semana passada, abalando a comunidade copta, enquanto muçulmanos atacaram suas casas e as forças de segurança impuseram toques de recolher em uma tentativa de manter a paz.

Na quarta-feira, 1º de julho, muçulmanos que lamentavam a morte de um menino de 18 anos, Mohamed Ramadan Ezzat, um jovem universitário atacado por um copta dono de mercearia, atacaram casas cristãs com pedras e quebraram as janelas.

Durante a violência pós-funeral, 25 pessoas ficaram feridas depois que muçulmanos enraivecidos atacaram as casas dos coptas. Fontes afirmam que os que atacaram os cristãos eram muçulmanos de bairros vizinhos.

Muitos dos 1.000 coptas cristãos que moram na vila de 4.000 habitantes fugiram ou permanecem trancados em casa com medo que as tensões possam aumentar. Uma organização que visitou o bairro de Kafr El Barbari relatou que não foi possível entrar em contato com os cristãos.

No dia 29 de junho, Ezzat foi até a mercearia de Emil Gerges para comprar refrigerantes.  Uma disputa por causa de uma suposta dívida que Ezzat tinha na loja acabou quando o filho de Gerges, John, 20, esfaqueou o muçulmano. Ezzat morreu no hospital no mesmo dia. Depois disso, a família dele atacou e incendiou a mercearia e os apartamentos de Gerges.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Gerges, seus dois filhos e esposa foram presos no dia 29 de junho; a mulher foi liberada por questões de saúde, mas os homens da família continuam presos sob as acusações de homicídio culposo. As forças de segurança emitiram um toque de recolher no bairro, e colocaram um cordão de isolamento para proibir a entrada e saída de moradores.

Apesar de o conflito em Kafr El Barbari ser visto como uma disputa familiar, fontes afirmam que foi logo classificado como violência sectária, aumentando as tensões no país.

“O acontecimento pode passar como um conflito individual, mas há tanta tensão que se qualquer discussão ocorrer entre um cristão e um muçulmano, o bairro inteiro irrompe em conflitos”, diz Samia Sidhom, editora do jornal semanal copta Watani.

Até agora não houve reconciliação entre cristãos e muçulmanos, apesar de terem se encontrado. O pai de Ezzat, em uma declaração feita essa semana, disse que sua família só tem conflitos com os Gerges, e pediu para que as outras famílias cristãs voltem para suas casas. No entanto, ele insinuou que, se o tribunal não vingar a morte de seu filho, ele mesmo vai.

Samia diz que, no geral, há um crescimento nas tensões sectárias no país, porque os elementos islâmicos vêem como um benefício o aumento nas dissensões.

Ibrahim Habib, diretor da United Copts (coptas unidos), afirma: “A polícia é mais do que capaz de controlar qualquer situação que queiram. Isso é proposital. Alguma autoridade na polícia sente que é tempo de os cristãos ‘aprenderem uma lição’, e humilhá-los de acordo com a sharia (lei islâmica), ameaçá-los como dhimmi, cidadãos de segunda classe. Se o governo é sério, é capaz de controlar as coisas.”

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2009/07/noticia5479/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Benny Hinn
Missionário RR Soares
Bispo Rodovalho
Bispa Ingrid Duque
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Carvalho Junior
Pastor Jorge Linhares
Pastor Geziel Gomes
Missionário David Miranda
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Marco Feliciano
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Billy Graham
Pastor Gilvan Rodrigues
Apóstolo Agenor Duque
Apóstolo César Augusto
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Elson de Assis
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilmar Santos
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Lucinho

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Ana Paula Valadão
Cantor Regis Danese
Banda Oficina G3
Ministério Diante do Trono
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantora Rose Nascimento
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Mara Lima
Ministério Renascer Praise
Cantora Fernanda Brum
Cantor Fernandinho
Cantora Shirley Carvalhaes
Voz da Verdade
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantora Alda Célia
Cantora Lauriete
Cantora Nivea Soares
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Damares
Cantora Lea Mendonça
Cantora Aline Barros
Cantor André Valadão
Cantora Andrea Fontes
Cantora Elaine de Jesus