Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Conflito entre cristãos e muçulmanos coloca Costa do Marfim no foco mundial

A guerra na Líbia e as sublevações populares na Tunísia e no Egito deixaram em segundo plano as crises na outra África, a África Subsaariana, e em particular na Costa do Marfim.

Junto com o Brasil, a Costa do Marfim tem uma característica singular: os dois países são os únicos, dentre os 193 existentes atualmente, que tem um nome tirado de uma antiga mercadoria colonial. Como o Brasil, a Costa do Marfim recebeu seu nome dos portugueses que, até o final do século 16, foram os únicos europeus presentes na região.

Independente desde 1960, quando houve o grande movimento de descolonização francesa na África Subsaariana, a Costa do Marfim sempre manteve laços estreitos com a França, por obra e graça de seu primeiro presidente, Houphouet-Boigny.

Na realidade, Houphouet-Boigny se manteve no posto, de maneira ditatorial, de 1960 até a sua morte, em 1993. Sua imbricação com os interesses políticos e econômicos franceses, que controlam a comercialização do cacau e do café, principal riqueza do país, tornou-se proverbial.

Durante anos, o país foi próspero. Mas, a partir de meados dos anos 1980, a economia estagnou, devido à secas e à queda dos preços do café e do cacau, trazendo problemas sociais, motins militares e tensões étnicas e religiosas. As populações do Norte do país são majoritariamente muçulmanas, enquanto as do Sul são em geral cristãs.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


Tropas da ONU mantêm uma paz precária no país desde 2002. Presidente em exercício a partir do ano 2000, Laurent Gbagbo, cristão e com suas bases eleitorais no Sul, enfrentou Alassane Ouattara, muçulmano muito popular no Norte do país, nas presidenciais de setembro e outubro do ano passado.

Conforme a comissão eleitoral independente da Costa do Marfim, Ouattara foi o vencedor das eleições. Apesar de tudo, Gbagbo não cedeu à presidência a Outtara, que também foi reconhecido como vencedor das eleições pela ONU, a União Europeia e os Estados Unidos.

Seguiram-se os conflitos que mergulharam o país em enfrentamentos armados. Nesta semana, o Conselho de Segurança da ONU votou, por unanimidade, sanções contra Gbagbo e sua família, instando a “retirar-se imediatamente” da presidência.

Nos últimos dias, as forças legalistas que apoiam Ouattara tomaram Yamoussoukro, capital constitucional do país, e acentuam o cerco à Abidjan, capital econômica, onde se encontra Gbagbo e seu estado-maior.

O embate entre cristãos e muçulmanos dá uma dimensão internacional à crise na Costa do Marfim. O conjunto da população da África subsaariana compõe-se de 57% de cristãos e 29% de muçulmanos. Mas nos países acima da bacia do Congo, as proporções são mais próximas e as clivagens internas mais nítidas, como na Nigéria e no Sudão, onde surgiram conflitos sangrentos entre as duas comunidades.

Não sabemos quais serão as consequências desse conflito para cristãos e muçulmanos da Costa do Marfim. Dependendo do resultado pode gerar perseguição e segregação de um grupo pelo outro ou mesmo desencadear conflitos político-religiosos em outros países do norte da África e África Subsaariana onde exista essa divisão.

Oremos para que os conflitos não gerem derramamento de sangue e perseguição. Ore para que Deus traga paz e realize Sua vontade nessas áreas afetadas pela violência.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2011/04/noticia7001/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum