Com 44% de sua população composta de ateus, igrejas holandesas estão se tornando museus e cafés. Como em outros países da Europa, a secularização esvaziou grandes templos religiosos, muitos deles eram históricos e acabaram ficando vazios ao ponto de serem vendidos.
Sem recursos para manter estes edifícios, a venda ou o arrendamento de instalações se tornou uma maneira de gerar novos recursos para os espaços onde milhares de pessoas adoravam a Deus. Igrejas antigas agora foram ocupadas por empresários de diversos segmentos, como livrarias, restaurantes, cafés, cabeleireiros e outros.
Se antes a população holandesa era composta por cristãos, hoje ela é formada principalmente de ateus, seguido por 28% de católicos, 19% de protestantes, 5% de muçulmanos e 4% de outras religiões. Ainda assim, muitos que afirmam ser cristãos não frequentam assiduamente os locais de culto.
Os novos estabelecimentos são agradáveis aos moradores e turistas. Como aconteceu na cidade de Maastricht, onde a igreja Dominicana de Maastricht se tornou a Selexyz Bookstore, considerada como uma das mais bonitas livrarias do mundo.
Já em Amsterdã, na capital holandesa, pode ser encontrado o “Paradiso”, onde estão as bandas de rock que trabalham em uma igreja construída no século 19. A igreja foi usada até 1968 é agora utilizada como um centro de entretenimento.
Em Utrecht se encontra o Olivier Café, localizado onde uma igreja já funcionou. O ambiente é muito elogiado pelos turistas que afirmam que, além de boa comida, o lugar tem "uma boa atmosfera".
Outro caso intrigante foi o do jogador Zlatan Ibrahimovic que comprou por 4,7 milhões de euros (cerca de R$16 milhões), uma antiga igreja protestante, em Estocolmo, na Suécia. O atleta sueco não quis que o imóvel continuasse sendo usado para seus fins originais, como a realização de cultos. De acordo com o jornal francês Le Parisien, o conhecido goleador do Paris Saint Germain deveria transformar o prédio em uma luxuosa mansão, com alguns apartamentos.
Deixe seu Comentário abaixo:
O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.