Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Clérigos casados "revolucionam" celibato no Brasil

Para amenizar a falta de padres nas paróquias brasileiras, a Igreja incentivou a ordenação de diáconos, um incentivo que levou, nos últimos três anos, a um aumento de mais de 30% no total desses clérigos casados que realizam batizados e casamentos, mas não celebram missas nem ouvem confissões.

Atualmente, 1.829 diáconos são filiados à Comissão Nacional dos Diáconos (CND) no Brasil, o que representa 10% do total de padres do País. O número verdadeiro, no entanto, pode ser duas vezes maior, segundo a CND, já que muitos ainda não se filiaram à instituição.

Para se ter uma idéia de como o Brasil se compara com outros importantes países católicos, na Itália, os diáconos representam 5,6% do total de padres. No México, o segundo maior país católico do mundo, apenas 5%.

Mas não é apenas o número que põe o Brasil em uma posição de destaque. Segundo Aldo Natale Terrin, professor de Etnologia Religiosa e História das Religiões da Universidade Católica de Milão, o papel desempenhado pelos diáconos no Brasil revela uma verdadeira revolução do celibato.

“É uma revolução pela base, porque, na prática, eles fazem o papel dos padres”, disse Terrin à BBC Brasil. “Países como os Estados Unidos e a França podem até contar com um número grande de diáconos, mas eles não têm responsabilidades tão amplas como as os brasileiros”.

Origens

Além de ser uma preocupação da Igreja em voltar às origens – o diaconato é um ministério que já esteve presente nos primórdios do catolicismo e foi restaurado com o Concílio Vaticano II -, com os diáconos, a presença católica se tornou mais representativa em lugares onde a carência de padres é preocupante.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“Nós só não podemos consagrar a hóstia, atender confissões e dar a extrema unção”, vice-presidente da CND, Zeno Konzen. “Não é uma reivindicação minha, mas alguns teólogos defendem que seja autorizado aos diáconos também dar o sacramento da extrema unção.”

O diaconato foi restaurado em 1965. Mas só em 1998, quando a Santa Sé publicou documento com orientação à formação, vida e articulação do diaconato, que ele começou a se desenvolver no Brasil.

A partir daí, o diácono se tornou clérigo, passando a ser ordenado como os padres e a integrar a hierarquia da igreja católica.

Em 2002, com a publicação das Diretrizes para o Diaconato Permanente pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) as dioceses foram incentivadas a ordenar diáconos e o número começou a crescer de maneira significativa.

Padres casados

Segundo Terrin, a igreja católica não deveria trabalhar apenas com os diáconos, para resolver o problema da falta de sacerdotes. Mas poderia mudar de atitude e aproveitar os padres casados, obrigados a abandonar suas funções.

O Vaticano acredita que existam 400 mil padres católicos em todo o mundo. O número de sacerdotes que abandonaram a batina para se casar chega a 150 mil. No Brasil, estimativas indicam que eles representem um terço dos atuais 18.685 padres.

“As autoridades eclesiásticas erram ao afastar os casados do sacerdócio e manter aqueles que têm amantes do mesmo sexo, ou do oposto, ou os que cometem abusos sexual e pedofilia”, disse Terrin. “No Brasil, cerca de 50 % dos sacerdotes brasileiros têm amantes. Esta prática de não cumprir o voto de castidade está se espalhando pela Europa e pelos Estados Unidos, e a igreja não faz nada”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/clerigos-casados-revolucionam-celibato-no-brasil.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Billy Graham
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo César Augusto
Pastor Carvalho Junior
Pastor Julio Ribeiro
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Pastor Lucinho
Pastor Yossef Akiva
Bispa Sonia Hernandes
Pastora Joyce Meyer
Pastor Geziel Gomes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Missionário David Miranda
Pastor Abílio Santana
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Josué Gonçalves
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Pastor Benny Hinn
Pastor Claudio Duarte
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Oseias Gomes
Pastor Jorge Linhares
Bispa Ingrid Duque
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Apóstolo Estevam Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lauriete
Cantor Fernandinho
Cantora Aline Barros
Cantora Lea Mendonça
Cantora Karen Martins
Cantora Cassiane
Cantora Mara Lima
Cantor André Valadão
Ministério Renascer Praise
Banda Oficina G3
Voz da Verdade
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantor Irmão Lázaro