Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Caminho para reconciliação é aberto na Turquia

Católicos turcos reforçaram o tom de reconciliação em Trazbon, cidade à beira do Mar Negro, exatamente um ano depois de um adolescente atirar em um padre que estava orando em sua igreja.

Trazbon tem enfrentado uma série de críticas dos turcos e da imprensa internacional depois do assassinato do padre Andrea Santoro e do suposto assassinato do jornalista armeno Hrant Dink. O forte aparato de segurança dentro e nos arredores da igreja indicava que as autoridades não desejam que o incidente se repita.

“Trabzon é uma cidade honesta e limpa”, disse em turco o bispo de Anatólia, Luigi Padovese, na abertura da missa em homenagem ao padre Andrea Santoro, na Igreja de Santa Maria. “Nós continuamos a acreditar na honestidade do povo aqui”, disse.

O cardeal Camillo Ruini, presidente da Confederação de Bispos Italianos e Antonio Lucibello, enviado do papa à Turquia, celebraram a missa enfatizando a importância dessas palavras aos católicos turcos.

“A maioria da população de Trabzon é como nós (cristã), rejeita a violência e não entende os assassinatos”, declarou o Padovese ao Compass.

Os turcos protestantes disseram que a pressão negativa contra Trabzon tem aumentado o ódio de segmentos nacionalistas na cidade. “Certos jovens começaram a usar boné branco (assim como o jovem Ogun Samast que confessou o assassinato do jornalista) porque o vêem como um líder e um herói”, disse Sezgin Saglamer à Compass. “A fonte desse ódio não é contra os cristãos: é de certa forma porque a mídia tem atacado excessivamente Trabzon”.

A mãe, as irmãs e uma prima do padre assassinado vieram da Itália à cerimônia trazendo uma mensagem de perdão.

A primeira atitude da mãe do padre Santoro ao entrar na pequena igreja foi descobrir o lugar exato onde estava seu filho no momento em que recebeu o tiro do adolescente de 16 anos, Oguzhan Aydin. Acompanhada de apenas alguns policiais e clérigos, ela chorou muito durante a oração, antes de andar pela capela.

“Minha família e eu perdoamos do fundo do nosso coração”, disse a irmã do padre Santoro ao jornal Today´s Zaman. “Antes de Jesus morrer ele disse: Pai, perdoa-os porque não sabem o que fazem”.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

A chegada inesperada dos pais do assassino, por volta das 11h, gerou uma pequena dispersão de algumas dezenas de jornalistas turcos que estavam próximos ao casal. Algumas pessoas levantaram-se dos assentos e esbarraram em uma freira. No final, o casal, livre do assédio da imprensa, teve um encontro privado com o cardeal Ruini e o bispo Padovese para expressar sua simpatia e condolência.

“Foi emocionante ver que o pai e a mãe do assassino vieram”, disse Padovese. “Nós pudemos perceber que eles estavam genuinamente tristes com todo o ocorrido”.

A troca de gentilezas contrasta com os comentários anteriores da mãe de Aydin que havia saído em defesa do filho antes da sentença. De acordo com a imprensa turca, ela teria dito: “Meu filho está preso pelo Estado, pelo povo, então ele só pode ter a minha bênção. Ele está preso por Alá”.

Mídia contribui com mortes

Aydin foi sentenciado a 18 anos e 10 meses de prisão em outubro por ter atirado em Santoro. Por ser menor, ele deve cumprir apenas 10,5 anos de sentença.

Ao contrário do que foi contado à mídia, Padovese disse ao Compass que os pais de Aydin não se encontraram com a mãe de Santoro. O bispo disse que esperava evitar que ela passasse por outro choque.

Apesar de a cerimônia ter recebido uma cobertura positiva da mídia turca, membros da comunidade católica estavam cautelosos com os diversos jornalistas que cobriram o evento.

Um membro da congregação comentou que as matérias negativas da mídia nacionalista contra Santoro, e mais recentemente contra Dink, provocaram as suas mortes. A imprensa local tem publicado artigos e editoriais dizendo que o padre italiano estava convertendo muçulmanos ao cristianismo.

Um forte aparato policial um dia antes da missa em memória ao padre acendeu a incerteza entre a pequena comunidade cristã de Trabzon. “Os cristãos de Trazbon não estão com medo, mas devem ficar mais atentos”, disse Padovese, reforçando que estava grato pela excelente segurança providenciada pela cidade.

“O padre Andrea sempre nos disse que ficava mais preocupado por nós do que por ele mesmo”, comentou um muçulmano turco que cuidou da igreja durante os três anos que Santoro esteve em Trabzon.

Os cristãos na Turquia têm encarado o aumento da perseguição religiosa ao longo do ano passado. Ataques a padres estrangeiros aconteceram em Izmir, Mersin e Samsun em 2006. O mais sério aconteceu em julho quando um homem com problemas mentais enfiou uma faca num velho padre francês do lado de fora da Igreja Madre Dolorosa, em Samsun.

Convertidos ao cristianismo têm sofrido ataques, o mais recente foi o apedrejamento da Igreja Protestante Ágape, em Samsun, no mês passado.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/caminho-para-reconciliacao-e-aberto-na-turquia.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Missionário RR Soares
Pastor Geziel Gomes
Pastor Adão Santos
Pastor Márcio Valadão
Pastor Carvalho Junior
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Yossef Akiva
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Missionário David Miranda
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Abílio Santana
Pastor Oseias Gomes
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Samuel Ferreira
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Aluizio Silva
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Mariano
Pastor Claudio Duarte
Pastora Helena Tannure
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Bispa Ingrid Duque
Pastor Julio Ribeiro

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Bruna Karla
Banda Oficina G3
Cantora Alda Célia
Cantora Aline Barros
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Voz da Verdade
Cantora Damares
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Mara Lima
Cantora Cassiane
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantor Irmão Lázaro
Cantor André Valadão
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Nivea Soares
Cantor Davi Sacer
Cantor Regis Danese
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Rose Nascimento
Cantor Fernandinho
Cantora Fernanda Brum