Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Bispo e monge ortodoxos são multados, e outro Bispo ainda continua preso

Por Branko Bjelajac, Forum18 NewsService

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

O bispo ortodoxo sérvio Marko, junto com o monge Sasko Velkov, foram multados em 8.500 dinares macedônicos (cerca de 175 dólares) pela corte em Bitola, sul da Macedônia, por participarem em um batismo ocorrido no dia 20 de julho de 2003 na Igreja de St Demetherios. Essa cerimônia foi interrompida pela polícia, sob a instigação dos padres da Igreja Ortodoxa Macedônica.

A Igreja Ortodoxa Macedônica reivindicou sua independência da Igreja Sérvia Ortodoxa em 1968, sendo que nenhuma igreja ortodoxa no mundo reconhece essa emancipação.

Essa sentença é da prisão do ano passado, mas ainda não recebi nada em escrito, informou ao Forum bispo Marko da cidade de Bitola. Esse ano, quando os monges da Igreja Ortodoxa Macedônica vieram fazer parte da nossa liturgia, essa mesma igreja entrou em pânico e chamou a polícia. Todos nós fomos presos por incomodar a tranquilidade pública, embora tivéssemos seguindo nossas liturgias no apartamento por um ano e meio. Naquele época foram presos o bispo Jovan, eu, dois monges herdeiros, um monge e sete freiras. Ficamos detidos por trinta horas na cadeia sem nenhuma explicação da parte da polícia. Devido ao fato de eles não terem explicado o motivo da prisão, permanecemos em silêncio. Depois disso, todos nós fomos levados a um juíz investigativo, onde tivemos que relatar que estavamos sendo levados em custódia por incomodar a ordem pública. Logo depois fomos liberados, a não ser o bispo Jovan que foi sentenciado por trinta dias de prisão, no sentido de evitar que ele fuja da justiça. Ele foi acusado severamente por disseminação do ódio em termos étnicos e religiosos.

O bispo Marko informou ao Forum que ele e os monges e freiras que fizeram parte da cerimônia em janeiro não foram culpados por incomodar a tranquilidade, já que a polícia não pode provar que a música da liturgia estava alta o suficiente para que a polícia intervisse. Ele continuou a descrever as prisões e sentenças como uma tentativa óbvia de intimidar os monges da Igreja Ortodoxa Macedônica que desejassem fazer parte da Igreja Ortodoxa Sérvia, e consequentemente entrar na unidade canonial com o resto do mundo ortodoxo.

O bispo Jovan, da Igreja Ortodoxa Sérvia, conduziu um batismo em julho de 2003, e foi sentenciado em outurbo último por um período de um ano na cadeia, suspenso por um ano na condição de que ele não cometesse mais ofensas. A acusação em cima dele foi de auto-elevação, pois a Igreja Ortodoxa Mecedônica não reconhece a ordenança de Jovan como um bispo de uma Igreja Sérvia. Atualmente ele está preso por trinta dias de detenção investigativa, devido a sua participação na cerimônia de 11 de janeiro no qual o bispo Marko e outros foram presos.

Jovan é da Igreja Metropolitana Ortodoxa Sérvia de Veles e Povardarje. O bispo Marko recentemente foi ordenado bispo de Dremvica.

Ninguém mais viu o bispo Jovan depois que ele foi preso, a não ser seu advogado, de acordo com Marko que passou essa informação ao Forum18. o advogado do bispo preso diz que seu cliente está passando bem. Ele recorreu contra a sua sentença do dia 20 de julho à Suprema Corte e aguarda a resposta.

O bispo Jovan compareceu à corte no dia 22 de janeiro e, de acordo com o Diário Dnevnik da cidade de Skopje essa é uma perseguição política no qual o estado e a corte estão envolvidos. Nós fomos condenados antecipadamente, o que explica de não estarmos nos defendendo perante a corte. O direito constitucional do estatus da igreja separada do estado foi violado. A polícia saiu em busca dos membros e dos crentes da Arquidiocésia e os direitos confessionais na Macedônia estão nos mesmos níveis dos da Arábia Saudita.

Tanto a Igreja Ortodoxa Sérvia como a Grega pediram ao governo da Macedônia para liberar o bispo Jovan, e a Anistia Internacional descreveu sua detenção como sendo a causa de suas convicções religiosas não-violentas. Os oficiais da Macedônia rejeitaram esses apelos.

Em uma tentativa de consolidar a posição da Igreja Ortodoxa Macedônica, o parlamento deste país adotou no dia 23 de janeiro uma declaração de apoio para a igreja que afirmou que O parlamento extende seu imenso apoio e crenças em todos os esforços e decições da Igreja Ortodoxa Macedônica, bem como o compromisso da necessidade de preservar a integridade, a significância, status e o papel dessa igreja na vida social da Macedônia. O parlamento acredita que a Igerja continuará tendo seu papel histórico em perservar identidade nacional da Macedônia e apoia seus esforços em adquirir o estatus da Igreja Ortodoxa Macedônica dentro da comunidade ortodoxa internacional.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2004/01/noticia604/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Gilmar Santos
Pastor Aluizio Silva
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Elson de Assis
Missionário David Miranda
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Pastor Yossef Akiva
Pastora Joyce Meyer
Apóstolo César Augusto
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastor Oseias Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Abílio Santana
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Apóstolo Renê Terra Nova
Missionário RR Soares
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Agenor Duque
Bispo Rodovalho
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Geziel Gomes
Pastor Márcio Valadão
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Billy Graham
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Marco Feliciano

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantor Fernandinho
Cantora Damares
Cantora Nivea Soares
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Banda Oficina G3
Ministério Renascer Praise
Cantor André Valadão
Cantora Rose Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Regis Danese
Cantora Mara Lima
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Aline Barros
Cantora Cassiane
Voz da Verdade
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Karen Martins
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lea Mendonça