Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Aumenta tensão entre guaranis e evangélicos em reserva de MS

“Aleluia! Jesus, derrama seu poder! Glória a Deus! Amém!” No início da noite de domingo, os gritos ressoam pela reserva dos índios guaranis, na periferia de Dourados, em Mato Grosso do Sul. Saem de pequenas, modestíssimas igrejas, erguidas ao longo dos estreitos caminhos de terra da reserva.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Há muitas delas por ali. São tantas que, às vezes, no intervalo dos clamores dos fiéis, é possível ouvir os gritos vindos da igreja ao lado. Mas mesmo assim não param de se multiplicar. É possível perceber esse movimento pelos vários templos em construção. Mesmo sem teto, com tijolos aparentes e à luz de velas, eles já operam.

Pelas contas de um dos líderes indígenas do lugar, o guarani-caiuá Getúlio de Oliveira, já chega a 36 o número de igrejas evangélicas plantadas naquela reserva – uma área de 3,4 mil hectares, na qual ficam as Aldeias Jaguapiru e Bororó e vivem 12 mil almas. Se o líder estiver certo, há uma igreja para cada grupo de 330 índios.

Quase todas elas são pentecostais, com vários nomes: Deus É Amor – Pronto Socorro de Jesus, Igreja Pentecostal Indígena, Casa da Bênção, Congregação Maranata, Congregação Betel e outras. Até a Igreja da Unificação, do coreano Sun Myung Moon, que não venera Cristo e é dono de fazendas no Estado, tem feito incursões na área.

A invasão não é nova. Os guaranis convivem com evangélicos desde 1928, quando uma missão presbiteriana, chefiada por um pastor americano, se instalou no meio deles e está lá até hoje. A novidade é o surgimento de uma crescente tensão entre líderes pentecostais e guaranis.

Nos últimos dias, o escritório da Fundação Nacional do Índio (Funai) em Dourados recebeu a visita de duas delegações indígenas, as duas com reclamos contra os evangélicos. Eles contaram à chefe do escritório, a assistente social Margarida Nicoletti, que os pastores estão elevando o tom dos ataques aos cultos indígenas; e que cinco de suas casas de reza foram misteriosamente incendiadas.

O pior, na opinião deles, é que os evangélicos estão se voltando agora para Panambizinho – outra reserva, a 18 quilômetros de Dourados, tida como um dos últimos redutos preservados da espiritualidade guarani. Seu principal líder religioso – o nhanderu, na linguagem guarani – estaria sendo acusado por obreiros da Igreja Deus É Amor de ser um enviado de Satanás.

De acordo com o antropólogo Levi Pereira, professor da Universidade Federal da Grande Dourados e estudioso da cultura guarani, os índios convertidos são estimulados a interagir apenas entre eles: “Até nas escolas, as crianças de pais pentecostais tendem a excluir e demonizar os filhos de rezadores indígenas.”

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/aumenta-tensao-entre-guaranis-e-evangelicos-em-reserva-de-ms.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Apóstolo César Augusto
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastor Gilmar Santos
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Carvalho Junior
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Joyce Meyer
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Mariano
Pastor Geziel Gomes
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Bispo Rodovalho
Pastor Lucinho
Pastor Marco Feliciano
Pastora Sarah Sheeva
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Benny Hinn
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Aluizio Silva
Missionário RR Soares
Missionário David Miranda
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Elson de Assis
Pastor Jorge Linhares
Pastor Billy Graham
Pastor Márcio Valadão
Pastora Helena Tannure
Pastor Adão Santos
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Yossef Akiva
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Oseias Gomes
Bispa Ingrid Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Bruna Karla
Cantora Nivea Soares
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Damares
Voz da Verdade
Cantora Alda Célia
Cantora Lea Mendonça
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantor André Valadão
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantora Ludmila Ferber
Ministério Diante do Trono
Cantora Rose Nascimento
Cantora Aline Barros
Ministério Renascer Praise