Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Arcebispo de Cascavel entra no rol dos ameaçados

O Observatório para a Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos organiza abaixo-assinado a ser enviado ao governo brasileiro solicitando a segurança e integridade física e psicológica de dom Erwin Kräutler, presidente do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

O bispo de Altamira e Xingu é um dos três prelados católicos do Norte/Nordeste do país marcado para morrer. Na semana passada, a Comissão Pastoral da Terra (CPT) denunciou intimidações que o arcebispo dom Mauro Aparecido dos Santos, de Cascavel, a 498 quilômetros de Curitiba, no Paraná, vem sofrendo por manifestar apoio às organizações dos sem-terra na região.

Carreata organizada por ruralistas, na sexta-feira, 16 de maio, teve seu ponto de culminância em frente à catedral, “numa clara expressão de pressão contra o arcebispo”, diz nota da CPT. A região de Cascavel é conhecida pela violência contra camponeses praticada por milícias privadas que agem sob a certeza da impunidade, aponta o organismo vinculado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Em março passado, o reverendo Luiz Carlos Gabas, da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, também foi alvo de intimidações. Enquanto dirigia ele foi abordado por dois carros, assustando-o. Gabas tem apoiado a luta dos sem-terra da região.

A situação mais dramática, no entanto, registra-se no Pará. “Somos mais de 300 pessoas ameaçadas de morte e apenas 100 têm proteção”, disse o bispo de Marajó, dom José Luiz Azcona, em depoimento, na terça-feira, 6 de maio, à Comissão da Amazônia da Câmara dos Deputados, em Brasília.

“Ora, se existem 300 pessoas marcadas para morrer, há uma sociedade doente, pobre e moribunda”, declarou Azcona. Ao falar para os integrantes da Comissão parlamentar, o bispo Flavio Giovenale denunciou a exploração sexual de crianças e adolescentes em Abaetetuba, a 134 Km da capital, sede do bispado. Por essas denúncias, dom Giovenale é outro bispo marcado para morrer.

O bispo do Xingu denunciou na Comissão a existência de um “consórcio do crime” na região. Há quase dois anos com proteção policial as 24 horas do dia, Kräutler comentou o desconforto de ter que andar acompanhado. Ele sente-se agredido também psicologicamente com as ameaças, mas garantiu que, apesar de toda a pressão, ele não vai embora de Altamira.

O presidente do Cimi disse que as ameaças de morte das quais é alvo decorrem da insatisfação de fazendeiros, madeireiros e políticos do Pará às denúncias que ele vem fazendo. Além da defesa dos povos indígenas, dom Erwin denunciou rede de exploração sexual existente em Altamira, cidade localizada a 830 quilômetros da capital, Belém.

A governadora do Pará, Ana Júlia Carpeta, do Partido dos Trabalhadores (PT), reconheceu, em nota à imprensa, uma lista de 60 pessoas que vêm recebendo ameaças de morte no Estado, e que estão sob proteção de 80 policiais. Entre os ameaçados consta, também, o padre José Amaro Lopes, de Anapu, cidade em que foi morta a irmã Dorothy Stang, em 12 de fevereiro de 2005.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


O Observatório para a Proteção dos Defensores dos Direitos Humanos é um programa conjunto da Organização Mundial contra a Tortura (OMCT) e da Federação Internacional de Direitos Humanos (FIDH).

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/arcebispo-de-cascavel-entra-no-rol-dos-ameacados.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Mariano
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro