Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Após pressão, senador exclui palavra homofobia e faz mais cinco mudanças no PLC 122

 Após pressão, senador exclui palavra 'homofobia' e faz mais cinco mudanças no PLC 122

A votação pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) do substitutivo do senador Paulo Paim (PT-RS) ao projeto PLC 122/2006 foi adiada devido a apresentação de pedido de vista coletiva.

A votação foi acompanhada por ativistas e entidades de defesa dos direitos dos homossexuais e de representantes de igrejas, que lotaram a sala da comissão. A reunião foi conduzida pela senadora Ana Rita (PT-ES).

O substitutivo inclui o combate a todo tipo de preconceito, para evitar críticas de que a futura lei só buscaria acabar com a discriminação contra a orientação sexual. Conforme o texto, poderá ser preso aquele que praticar crime de racismo, de discriminação contra idoso, contra deficiente, contra índios e em função da orientação sexual.

- Cuidamos de elaborar uma regulação de convivência que contemple duas máximas milenares: a liberdade de arbítrio e o respeito ao próximo. É certo que as condutas criminalizadas não tratarão da esfera da consciência, mas da esfera da convivência, definindo apenas comportamentos que impliquem lesão a direito alheio – disse Paim.

Para atender a demandas dos grupos religiosos e viabilizar a votação, o senador promoveu ao todo seis alterações. Ele modificou, por exemplo, o artigo que torna crime “impedir ou restringir a manifestação de afetividade de qualquer pessoa em local público ou privado aberto ao público”, incluindo ressalva para que seja “resguardado o respeito devido aos espaços e eventos religiosos”. Na versão anterior, a ressalva dizia respeito apenas aos templos e demais sedes de entidades religiosas.

O relator observou ainda que o texto é resultado de intensas negociações com todos os setores da sociedade e com o governo. Paim reiterou que o texto “não entra na polêmica” da definição de homofobia.

- Ouvimos a todos na busca de um texto que, embora saibamos que não é o ideal, fica próximo à vontade das partes envolvidas nesse debate. Nos preocupamos em elaborar uma Lei que combata aquilo que consideramos ser unanimidade, combata o ódio, a intolerância e a violência de um ser humano contra o outro – disse Paim, que lembrou no relatório a luta de Nelson Mandela contra todo tipo de preconceito.
Após diversas discussões, Paim também retirou do relatório mudanças no artigo 140 do Código Penal, sobre crimes de injúria. O texto anterior previa detenção, de um a seis meses, ou multa para injúria em razão de sexo, orientação sexual, identidade de gênero”.

- Pediu-se que o projeto não fosse remetido ao Código Penal Brasileiro e seguisse na linha de combate ao ódio, à intolerância e ao preconceito contra todas as pessoas, em respeito aos princípios da dignidade da pessoa humana e da indivisibilidade dos direitos humanos – explicou Paim.

O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2006 e desde então aguarda exame no Senado. A versão da CDH muda a lei que define os crimes resultantes de preconceito (Lei nº 7.716/1989). De acordo com a proposta, também pode ser punido com até cinco anos de reclusão quem por razões de preconceito de gênero ou de orientação sexual impedir a promoção de um funcionário. Após passar pela Comissão de Direitos Humanos o projeto ainda será examinado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Em resumo, as mudanças feitas pelo senador Paulo Paim (PT-RS) foram a retirada da palavra “homofobia” do projeto de lei; a inclusão de dispositivos para resguardar a liberdade de expressão em templos e eventos religiosos; a inclusão de dispositivos para resguardar o respeito devido a templos e eventos religiosos no caso da manifestação de afetividade; a colocação de todos os tipos de preconceito em uma única lei (antes o projeto tratava apenas do combate a preconceito contra homossexuais); foco da lei no combate ao ódio; retirada do artigo 3º, que tratava do crime de injúria.

Fonte: Agência Senado


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Mariano
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro