Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Antidepressivos não oferecem benefício claro em crianças e jovens, diz estudo

A maioria dos remédios antidepressivos é ineficaz em crianças e adolescentes que sofrem de depressão grave, podendo ser, eventualmente, até perigoso, aponta um estudo publicado nesta quinta-feira (8) no periódico médico britânico "The Lancet".

Realizado por um grupo internacional de pesquisadores, o estudo revê 34 testes em mais de 5.000 crianças e adolescentes, com idades entre 9 e 18 anos, envolvendo 14 antidepressivos.

Apenas um desses medicamentos, a fluoxetina -- comercializada principalmente como Prozac --, mostrou-se mais eficaz do que um placebo para tratar dos sintomas de uma depressão.

A fluoxetina também é mais bem tolerada do que os demais antidepressivos.

No sentido contrário, a nortriptilina foi considerada a menos eficaz dos 14 antidepressivos estudados, e a imipramina, a menos tolerada. Já a venlafaxina está associada a um risco crescente de pensamentos suicidas.

Os pesquisadores reconhecem, porém, que a verdadeira eficácia e os riscos de efeitos colaterais indesejáveis graves desses medicamentos continuam no campo do desconhecido, devido à fragilidade dos testes clínicos existentes.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.



É o caso, sobretudo, dos pensamentos e comportamentos suicidas ligados aos antidepressivos. Em um comentário agregado ao estudo, o pesquisador australiano Jon Jureidini destaca que, no que diz respeito à paroxetina, eles atingem 10% em uma nova análise de dados, contra 3% em estudos já publicados.

Segundo estimativas citadas pelo estudo, 2,8% das crianças entre 6 e 12 anos e 5,6% dos adolescentes sofrem de problemas depressivos graves nos países desenvolvidos. Esse número pode estar subestimado, levando-se em conta a dificuldade de diagnosticar a patologia.

Esses sintomas são diferentes dos observados nos adultos e incluem, em especial, irritabilidade, não querer ir à escola, ou comportamento agressivo.

Em relação aos antidepressivos -- que também podem causar, além das ideias suicidas, dor de cabeça, náusea e insônia --, sua prescrição continua a aumentar, ainda que a maioria dos países ocidentais recomende, a partir de agora, que sejam reservados às depressões mais graves e após o fracasso das psicoterapias.

"Os antidepressivos não parecem oferecer um benefício claro nas crianças e nos adolescentes", concluem os autores do estudo, que acrescentam que "a fluoxetina é, provavelmente, a melhor opção quando o tratamento medicamentoso é indicado".

Vários especialistas comemoraram os resultados do estudo, que fortalecem as recomendações de países como a França, ou o Reino Unido, no que diz respeito à prescrição de antidepressivos às crianças e aos adolescentes.

O primeiro tratamento das depressões em ambos os grupos deve continuar sendo "a abordagem psicológica, ou relacional", que é "mais eficaz no longo prazo", disse o vice-presidente da Sociedade Francesa de Psiquiatria da Criança e do Adolescente, Daniel Marcelli, que participou da elaboração das recomendações francesas.

"Estamos de acordo com as conclusões dos autores, que consideram que os antidepressivos devem ser utilizados de forma sensata e acompanhados de perto", declarou a psiquiatra britânica, Bernadka Dubicka.

Fonte: http://folhagospel.com/modules/news/article.php?storyid=32265


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Jorge Linhares
Bispa Sonia Hernandes
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Claudio Duarte
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo Estevam Hernandes
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Ferreira
Pastora Joyce Meyer
Pastor Carvalho Junior
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Benny Hinn
Bispo Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Samuel Mariano
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Gilmar Santos
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Josué Gonçalves
Missionário RR Soares
Pastor Lucinho
Pastor Samuel Camara
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Billy Graham
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Missionário David Miranda
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Elson de Assis
Apóstolo César Augusto
Pastor Adão Santos
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastora Helena Tannure
Pastor Márcio Valadão
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Agenor Duque

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Mara Lima
Cantora Lauriete
Cantora Andrea Fontes
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Ministério Renascer Praise
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Rose Nascimento
Cantor Regis Danese
Cantora Cassiane
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantor André Valadão
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Bruna Karla
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Fernanda Brum
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Damares
Banda Oficina G3
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantor Marquinhos Gomes