Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

Acadêmico destaca diferença entre Islã e muçulmanos

O professor de origem síria Basam Tibi defendeu a necessidade de distinguir entre o Islã e os islamitas, e pediu à esquerda européia que não considere os extremistas religiosos como seus aliados contra os Estados Unidos.

O acadêmico participu de uma conferência internacional sobre o Islã, na Universidade de Tel Aviv. Sou um muçulmano, um cidadão alemão e estendo a mão para a paz, disse o professor da Universidade de Cornell, do estado de Nova York, informa hoje o jornal Yediot Aharonot.

Tibi rebateu opiniões de conferencistas israelenses. Devemos distinguir entre o Islã e os islamitas. O Islã é uma religião ou uma ordem política?, disse.

Segundo o catedrático, o Movimento de Resistência Islâmica (Hamas), que exerce o Governo da Autoridade Nacional Palestina (ANP), assim como outros grupos muçulmanos que propõem a jihad (guerra santa), desfazem o limite entre as duas posições.

Se você responde que é uma religião, é um simples muçulmano. Mas se acha que existe uma ordem política envolvida, então é um islamita, explicou Tibi, negando a relação do Islã com o poder.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.


No entanto, o israelense Martin Kramer, diretor do Departamento de Estudos do Oriente Médio e África na Universidade de Tel Aviv, afirmou que para os islamitas o poder deriva de Deus, fonte inesgotável de energia por meio de sua fé.

Por que eles odeiam os EUA? Não é pelo que são, nem pelo que fazem, mas pelo que têm: seu poder, opinou Kramer.

Tibi aproveitou o tema para criticar a esquerda européia e alemã por verem os movimentos jihadistas como revolucionários e complementares de suas próprias posições antiamericanas.

A batalha atual entre as organizações terroristas e os Estados, disse Tibi, representa uma era de guerra irregular, e parte dela é uma guerra de idéias.

Kramer, por sua vez, destacou o paradoxo da tentativa do presidente dos EUA, George W. Bush, de democratizar o mundo árabe, pois os maiores beneficiados são os movimentos islâmicos radicais, que podem chegar facilmente ao poder.

Na sua opinião, os extremistas islâmicos no Egito e Jordânia desejam aproveitar a abertura democrática para conquistar o poder, como fez o Hamas nas eleições palestinas de 25 de janeiro.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2006/05/noticia2678/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Yossef Akiva
Pastor Hidekazu Takayama
Pastor Carvalho Junior
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo Valdemiro Santiago
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Billy Graham
Bispa Ingrid Duque
Pastor Jorge Linhares
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Helena Tannure
Pastor Marco Feliciano
Apóstolo César Augusto
Pastor Benny Hinn
Pastor Abílio Santana
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Lucinho
Pastor Claudio Duarte
Pastor Adão Santos
Apóstolo Estevam Hernandes
Bispo Rodovalho
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Geziel Gomes
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Aluizio Silva
Pastora Joyce Meyer
Pastor Elson de Assis
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Camara
Apóstolo Renê Terra Nova
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Oseias Gomes
Pastor Samuel Mariano
Pastor Márcio Valadão

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Nivea Soares
Voz da Verdade
Banda Oficina G3
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Fernandinho
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Karen Martins
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantor Regis Danese
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Fernanda Brum
Cantora Lea Mendonça
Cantora Andrea Fontes
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantora Aline Barros
Cantora Bruna Karla
Ministério Diante do Trono
Cantora Cassiane
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Mara Lima