O artigo 24 da Constituição mexicana garante que “cada pessoa é livre para professar a crença religiosa que mais lhe agradar”. Entretanto, os cristãos evangélicos enfrentam perseguições incessantes no estado mexicano de Chiapas, muitas vezes sob olhares complacentes das autoridades eleitas. Eles são vítimas de uma mistura corrupta de religião e política.
Os colonizadores espanhóis impuseram o catolicismo no México no século XVI, mas as aldeias localizadas nas altas terras do sul não se submeteram totalmente a esta imposição. Místicos locais, dizendo agir em obediência a visões sobrenaturais, convenceram alguns índios a preservar os antigos conceitos religiosos dos maias, tais como o culto da terra e do sol e a prática de rituais da fertilidade. Essas crenças tradicionais fundiram-se com o dogma Católico Romano, resultando no catolicismo sincretista predominante hoje na região.
Depois longos períodos de conflitos, uma paz delicada estabeleceu-se no estado de Chiapas. Os mestiços ou eurameríndios – fusão de descendentes europeus e ameríndios – foram capazes de manter uma convivência pacífica com seus vizinhos indígenas. O governo mexicano governava à distância, permitindo que os caciques* detivessem o poder. Estes, por sua vez, ajudavam a manter uma confortável atmosfera política. O acordo, infelizmente, não ajudou os residentes da área. O governo tem investido pouco em auxílio aos mais pobres, e a qualidade de vida na região é uma das mais baixas de todo o México. A taxa de analfabetismo é alta e a renda per capita está bem abaixo da linha de pobreza. De fato, são os caciques que dominam com mão forte a política e a economia da região. Eles impõem taxas religiosas durante a realização de festivais e aqueles que não podem pagar são obrigados a fazer empréstimos a taxas de juros exorbitantes. Além disso, ao manter o controle sobre o poder judiciário, os caciques conseguem perseguir os evangélicos livremente, pois são acobertados pela impunidade.
A Igreja
Apesar da perseguição, os cristãos evangélicos têm divulgado o Evangelho, e as relações entre eles e os outros residentes da região têm melhorado. Em dezembro de 1999, cerca de mil pessoas participaram de uma marcha simbólica chamada de “Peregrinação para a Renovação de Nossos Corações”. Um mês depois, mais de 36 pessoas foram batizadas na praia de Puerto Madero.
A Perseguição
O protestantismo foi introduzido na região após a II Guerra Mundial. A despeito da intolerância religiosa, os missionários e os evangélicos locais foram capazes de concluir uma tradução do Novo Testamento para o dialeto local e comissionar evangelistas para conduzir um programa de implantação de igrejas. Esses cristãos desenvolveram uma nova forma de vida: eles se negam a comprar velas ou a consumir álcool, quebrando portanto a atividade econômica dos caciques, que respondem com ataques violentos. Igrejas e casas já foram destruídas por bandos, e comunidades inteiras já foram expulsas de seus lares. Além disso, cruzadas evangelísticas são hostilizadas, evangélicos são assassinados e alguns grupos já foram até massacrados.
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