Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

A perseguição religiosa e a resistência cristã

A perseguição religiosa representa um risco para todos os que confessam Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. Ao olhar para o passado, podemos observar que a perseguição nunca se afastou da Igreja de Cristo, apenas se alternou com períodos de tolerância ao longo dos séculos.

Apesar de hoje a Igreja cristã no Ocidente gozar de liberdade, nada nos garante que durará para sempre. E mesmo onde há um aparente relaxamento, a perseguição assume formas sutis

Nosso desafio é fortalecer a igreja ao redor do mundo e estarmos prontos para lidar com uma realidade: a restrição desta liberdade religiosa nos próximos anos.

O dogmatismo religioso é um dos fatores que contribuem para com a perseguição. As três maiores religiões do mundo, à exceção do cristianismo – o islamismo, o hinduísmo e o budismo – exercem forte pressão sobre as minorias cristãs em seus países de predominância.

O ressurgimento dessas religiões, ao longo do século 20, acentuou conflitos decorrentes desse nacionalismo, já que a religião identifica os diferentes grupos de pessoas. As religiões populares, o ocultismo, as igrejas oficiais e a polarização religiosa, bem como a opressão militar, também provocam intolerância.

Governos totalitários

Mas, a religiosidade não é o único fator deflagrador da perseguição. Os governos totalitários – sejam os comunistas, como visto na China, Cuba, Vietnã e Coréia do Norte, sejam os praticados nas ditaduras africanas, ou os movimentos guerrilheiros subversivos na América Latina – exercem controle e pressão sobre as ações que julgam colocar em risco seu poder.

Nessas conjunturas, o cristianismo é uma ameaça por pregar a justiça e o respeito ao próximo

Em alguns países, a ausência de um governo centralizado deixa as localidades entregues a variáveis como guerra civil, tráfico de drogas e a própria intolerância religiosa que, em muitos casos, acontece pela omissão das autoridades locais

A impossibilidade de diálogo com grupos locais autônomos dificulta a ação dos que defendem os cristãos. Além disso, a dificuldade em distinguir uma real perseguição religiosa geralmente limita estas ações.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Países em guerra

Nos países em que o terrorismo alimenta guerras infindáveis entre tropas do governo, guerrilheiros, grupos paramilitares e traficantes, os cristãos vivem sob fogo cruzado. A Igreja que se recusa a tomar partido, torna-se inimiga de todos.

Nem sempre a perseguição religiosa se dá de forma tão perceptível. Toda a Igreja está sujeita a desafios diários. Atualmente, cristãos lutam contra barreiras criadas pela corrupção e pelo crime.

Freqüentemente são colocados diante de opções ilícitas para realizar, até mesmo, a obra de Deus. E é preciso reafirmar a ética e a moral cristã diante de tais circunstâncias.

Visão pluralista do mundo que nega a singularidade de Cristo

As ambições consumistas do capitalismo também podem representar uma grande ameaça aos cristãos do mundo livre. A avalanche de propaganda de produtos vende, também, valores morais distantes do cristianismo.

Os jovens cristãos são bombardeados por conceitos que relativizam a Palavra de Deus. A visão pluralista mundial de que todas as religiões são iguais, nega, claramente, a singularidade de Cristo.

E a expectativa é de que, no futuro próximo, a liberdade da Igreja seja cada vez mais limitada. O direito à liberdade religiosa foi dado por Deus, mas sabemos que a maior parte do mundo não adota os princípios divinos como parâmetro.

Renata Éboli 

Gerente de Marca e Relacionamento da Portas Abertas

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/Artigos/2008/05/noticia4461/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Claudio Duarte
Pastor Adão Santos
Pastor Gilmar Santos
Apóstolo César Augusto
Apóstolo Estevam Hernandes
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispa Ingrid Duque
Pastor Elson de Assis
Missionário David Miranda
Missionário RR Soares
Pastor Samuel Mariano
Pastor Marco Feliciano
Bispo Rodovalho
Pastor Carvalho Junior
Pastora Joyce Meyer
Pastor Samuel Camara
Pastor Benny Hinn
Pastor Hidekazu Takayama
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Aluizio Silva
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Abílio Santana
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Jorge Linhares
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Yossef Akiva
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Lucinho
Pastor Josué Gonçalves
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Márcio Valadão
Pastor Geziel Gomes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Alda Célia
Cantora Damares
Cantora Cassiane
Banda Oficina G3
Cantora Mara Lima
Cantora Elaine de Jesus
Cantor Fernandinho
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Ministério Renascer Praise
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Bruna Karla
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Ministério Diante do Trono
Cantor André Valadão
Cantor Regis Danese
Voz da Verdade
Cantora Nivea Soares
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantor Mattos Nascimento
Cantor Marquinhos Gomes
Cantora Aline Barros