Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

93 pessoas iniciam formação para voluntariado

Novos candidatos a voluntários missionários iniciaram a formação. Os Leigos para o Desenvolvimento terminaram ontem, em Lisboa, as sessões de apresentação dos projetos e o itinerário formativo que proporcionam. Braga, Porto, e Coimbra foram também locais onde várias pessoas se mostraram interessadas, num primeiro momento, em perceber a proposta.

No Porto a formação já começou. Aos cerca de 20 inscritos nesta cidade, juntam-se mais três de Braga. Em Coimbra a formação vai iniciar-se com cerca de 20 pessoas e em Lisboa estão previstas 50.

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

“O número é inicialmente sempre incerto”, explica Gonçalo Carvalho, responsável pela divulgação e angariação de fundos dos Leigos para o Desenvolvimento – LD – à Agência ECCLESIA. Diz a experiência que “naturalmente na primeira sessão apareçam mais pessoas, ou até falte quem já se inscreveu”. De qualquer forma durante o próximo mês o número de pessoas a freqüentar a formação irá estabilizar, “até para se criar um espírito de grupo e de forma a que todos os leigos recebam a mesma formação”.

As sessões de apresentação não se destinam exclusivamente a quem deseja partir. A essas se juntam alguns que se interessam pelo voluntariado missionário ou pela própria organização dos Leigos para o Desenvolvimento. Surgem dúvidas sobre os projetos, sobre a possibilidade de continuar a carreira profissional dos países de destino, ou questões sobre a vida em comunidade ou mesmo sobre a formação.

Dois fatores são essenciais neste processo. A espiritualidade, porque “não somos só cooperantes ou voluntários, mas leigos missionários”, lembra o responsável. Como também ninguém parte sozinho “damos igual importância à vida em comunidade”.

A formação em si é composta por quatro etapas: a primeira é a “referênciação” onde a cooperação e o desenvolvimento são abordados. Segue-se uma segunda etapa mais centrada na espiritualidade e depois uma reflexão sobre auto conhecimento e relações humanas. Por último, põe-se a questão “onde estamos e o que fazemos?”. Terminada esta fase da formação, “as pessoas sabem para onde vão especificamente e a formação entra num quadro mais centrado no país de destino”.

Os projetos são diversos, mas desenvolvem-se em três grandes áreas: educação, saúde e promoção social, “para além a pastoral das dioceses, onde todos os voluntários ajudam”. Na educação desenvolvem-se projetos especificamente de “ensino, ou na parte administrativa e pedagógica das escolas” que vão desde a infância até à pré-universitária.

Mas há também projetos sócios culturais, tais como centros de informática, bibliotecas ou ludotecas. Esta Organização auxilia projetos de microcrédito, alfabetização de adultos, e “estamos também a construir um centro cultural com valências similares em Bengela”. Os projectos são similares, decorrentes depois em países diferentes pois a experiência que se vai adquirindo “pode funcionar bem noutros locais”, adianta Gonçalo Carvalho.

À chegada, os voluntários missionários têm à sua espera os projetos já implantados no terreno. “Quem está já no terreno vai percebendo as necessidades”, mas a organização tenta também responder a pedidos das igrejas locais ou até mesmo de outras ONG's. Entre a comunidade – de onde saem as necessidades e novas possibilidades e projetos – e a direção dos Leigos, em Lisboa, se estabelecem novos projetos a desenvolver.

O iniciar de um novo ano de formação de leigos voluntários traz à memória os 20 anos de experiência que esta organização de desenvolvimento oferece. Fator de credibilidade que se tenta passar através das “pessoas nos locais onde estão e do seu testemunho”, nomeadamente, “através dos valores do Evangelho”.

Mas não são apenas nos locais de missão que os seus projetos são reconhecidos. Também em Portugal, na apresentação de projetos de financiamento “o fato de termos um trabalho sólido no campo, é um fator positivo”. As populações e dioceses locais reconhecem o trabalho, tanto que “recebemos convites para novas missões noutros locais”, indica Gonçalo Carvalho, porque “sabem que as pessoas que estão no local são competentes e responsáveis pelo cumprimento dos projetos”.

Fonte: http://noticias.gospelmais.com.br/93-pessoas-iniciam-formacao-para-voluntariado.html


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Missionário David Miranda
Pastor Lucinho
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Bispa Ingrid Duque
Apóstolo Estevam Hernandes
Missionário RR Soares
Pastor Jorge Linhares
Pastor Aluizio Silva
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Samuel Mariano
Pastor Billy Graham
Apóstolo Valdemiro Santiago
Pastor Márcio Valadão
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Gilmar Santos
Pastor Oseias Gomes
Pastor Geziel Gomes
Pastor Carvalho Junior
Apóstolo César Augusto
Pastor Claudio Duarte
Apóstolo Agenor Duque
Pastor Samuel Camara
Bispo Rodovalho
Pastor Elson de Assis
Pastor Hidekazu Takayama
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Adão Santos
Pastor Josué Gonçalves
Bispa Sonia Hernandes
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Samuel Ferreira
Pastor Abílio Santana
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Pastora Joyce Meyer
Pastor Marco Feliciano
Pastora Helena Tannure
Apóstolo Renê Terra Nova
Pastor Yossef Akiva

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantor Marquinhos Gomes
Voz da Verdade
Cantora Ludmila Ferber
Cantor André Valadão
Cantor Davi Sacer
Cantora Lauriete
Cantora Rose Nascimento
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantora Cassiane
Cantor Fernandinho
Cantor Mattos Nascimento
Cantora Elaine de Jesus
Cantora Damares
Cantora Mara Lima
Ministério Diante do Trono
Cantora Alda Célia
Cantor Regis Danese
Cantora Andrea Fontes
Cantora Bruna Karla
Ministério Renascer Praise
Cantora Karen Martins
Cantora Lea Mendonça
Cantora Fernanda Brum
Cantora Ana Paula Valadão
Cantora Aline Barros
Banda Oficina G3
Cantora Nivea Soares
Cantor Irmão Lázaro