Ok
Notícias

Quer ganhar 1 curso de teologia grátis?
Então me chame no Whatsapp

495 anos da Reforma Protestante

Sola fide (somente a fé); Sola Scriptura (somente a Escritura); Solus Christus (somente Cristo); Sola gratia (somente a graça); Soli Deo gloria (glória somente a Deus)." Martinho Lutero

31 de outubro de 1517, uma data que marcou para sempre a história do cristianismo e ficou conhecida como “o dia em que a Igreja se dividiu”. Mas outras divisões, por razões teológicas, já haviam acontecido na Igreja Cristã, bem antes do século 16.  Antes desta importante data, somente as lideranças eclesiásticas e os nobres (letrados) tinham acesso às Escrituras Sagradas, todo conteúdo, em Latim. Era muito difícil para um indivíduo comum ter acesso à Palavra, lê-la e interpretá-la.  A Bíblia era algo exclusivo de uma minoria e a fé era usada como instrumento de manipulação.

Muitos cristãos evangélicos (protestantes) e católicos da atualidade não sabem quem foi Martinho Lutero, e muitos daqueles que conhecem sua história acreditam que a reforma iniciada por ele serviu para dividir a Igreja ou que ele tenha tentado criar outra religião (foi exatamente esse discurso que a instituição Igreja usou para perseguir Lutero e seus simpatizantes). A verdade é que Martinho Lutero não tinha nenhuma pretensão de dividir a Igreja Cristã. Ele fazia parte do clero da Igreja Católica e tinha conhecimento de todo o seu poder e influência, política e econômica, e que, há séculos, ela usava a fé das pessoas para o crescimento ou manutenção desse poderio. Ele não se indignou contra a Igreja de Cristo, mas contra a mensagem que as lideranças da Igreja passavam a seus fiéis, baseada em dogmas e costumes que não eram coerentes com a autoridade máxima do cristianismo, a Palavra de Deus (Bíblia). 

Está gostando desse conteúdo?

Cadastre seu email no campo abaixo para ser o primeiro a receber novas atualizações do site.

Fique atualizado! Cadastre para receber livros, CDs e revistas promocionais.

Essa indignação de Lutero veio à tona quando ele apresentou as suas 95 teses na catedral de Wittenberg e, após isso, na forma de protestos (daí o termo Protestante ou Protestantismo) espalharam-se por toda a Europa cristã. Lutero queria mudar a conduta da Igreja, fazer com que a principal fonte de inspiração para as suas práticas fossem os Evangelhos, mas, infelizmente, a Igreja milenar estava perdida em si mesma e jamais poderia tolerar teorias contrárias aos seus dogmas, ainda que fossem puramente bíblicos.

Lutero defendia, através de suas teses, que a “salvação é pela graça e pela fé” e que não se poderia obter o favor de Deus através da compra de indulgências ou de penitências. Nos primeiros anos, após a publicação das teses, Lutero foi duramente perseguido por lideranças religiosas e políticas. Em 1521, foi excomungado da Igreja e considerado um “fora da lei” pelo imperador do Sacro Império Romano. Mesmo em meio a tantas dificuldades, Lutero traduziu a Bíblia do Latim para o Alemão e mudou para sempre o cotidiano da sociedade na qual viveu. A partir daí a Bíblia seria traduzida para outros idiomas.

Martinho Lutero foi perseguido pela própria igreja à qual serviu e se dedicou por anos. Certamente sentiu medo da morte e da rejeição da sociedade, mas se negou a abrir mão daquilo que considerava fundamental à saúde espiritual da Igreja e à expansão do Evangelho no mundo, assim como milhares de cristãos perseguidos no mundo atual.

Que esse mesmo amor e fé, baseados na Palavra, que impulsionaram Lutero no passado e ainda hoje motivem cristãos do mundo inteiro a resistir à perseguição; que sejam o nosso combustível e incentivo para sermos verdadeiros cristãos.

Fonte: https://www.portasabertas.org.br/noticias/2012/10/1888315/


Qual sua opinião sobre esta noticia?
Deixe seu Comentário abaixo:
(*)Campos obrigatórios, e-mail e telefone não serão publicados)
Notícias de Líderes
Pastor Aluizio Silva
Bispa Lucia Rodovalho
Pastor Samuel Camara
Pastor Claudio Duarte
Pastor Gilmar Santos
Pastor Gilvan Rodrigues
Pastor Yossef Akiva
Missionário David Miranda
Pastor Márcio Valadão
Pastor Julio Ribeiro
Pastor Oseias Gomes
Pastora Helena Tannure
Pastor Hidekazu Takayama
Apóstolo Valdemiro Santiago
Apóstolo Agenor Duque
Bispa Cléo Ribeiro Rossafa
Pastor Adão Santos
Pastor Samuel Mariano
Pastora Joyce Meyer
Pastor Billy Graham
Pastor Josué Gonçalves
Missionário RR Soares
Pastor Elson de Assis
Pastor Abílio Santana
Apóstolo Renê Terra Nova
Bispo Rodovalho
Pastor Jorge Linhares
Pastor Samuel Ferreira
Bispa Sonia Hernandes
Apóstolo César Augusto
Pastor Geziel Gomes
Bispa Ingrid Duque
Pastora Sarah Sheeva
Pastor Marco Feliciano
Pastor Lucinho
Pastor Reuel Pereira Feitosa
Pastor Benny Hinn
Pastor Carvalho Junior
Pastor José Wellington Bezerra da Costa
Apóstolo Estevam Hernandes

O Seminário Gospel oferece cursos livres de confissão religiosa cristã que são totalmente à distância, você estuda em casa, são livres de heresias e doutrinas antibiblicas, sem vinculo com o MEC, são monitorados por Igrejas, Pastores e Teólogos de Grandes Ministérios totalmente baseado na Santa Palavra de Deus, ao final você recebe DOCUMENTAÇÃO INTERNACIONAL valida no âmbito religioso.

Notícias de Cantores
Cantora Mara Lima
Cantora Bruna Karla
Cantora Aline Barros
Cantora Karen Martins
Cantora Andrea Fontes
Cantora Lauriete
Cantor Davi Sacer
Cantor Fernandinho
Cantora Alda Célia
Cantora Rose Nascimento
Cantora Fernanda Brum
Ministério Diante do Trono
Banda Oficina G3
Cantor Regis Danese
Cantora Ana Paula Valadão
Voz da Verdade
Cantora Lea Mendonça
Cantora Nivea Soares
Cantora Shirley Carvalhaes
Cantor Irmão Lázaro
Cantora Damares
Cantora Ludmila Ferber
Cantor Marquinhos Gomes
Cantor André Valadão
Cantora Elaine de Jesus
Ministério Renascer Praise
Cantora Cassiane
Cantor Mattos Nascimento