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Tanto iniciantes como estudantes avançados encontrarão aqui a ajuda necessária para a análise de qualquer palavra grega ou para a exegese de uma passagem difícil. Coloca-se, assim, ao alcance de seminaristas e pastores a tão desejada leitura dos escritos do Novo Testamento na sua língua original.Suas características exclusivas são:Baseado no aclamado texto grego da UBS.Apresenta definições de acordo com os melhores léxicos gregos atuais.Inclui também as leituras variantes.Dá a frequência de cada forma flexionada e a referência de cada forma que ocorre apenas uma vez. Inclui os números de Goodrick-Kohlenberger e de Strong para todas as palavras.Inclui as partes principais de todos os verbos.Contém uma seção gramatical que apresenta os paradigmas e uma explicação dos motivos de serem formados como são.
Páginas: 736
Peso: 1.030
Tamanho: 16 x 23
Edição: 2013
Volume: 1
isbn: 978-85-275-0509-3
Ano Lançamento: 2013
Esta obra é uma ferramenta essencial para o leitor ou tradutor do Novo Testamento Grego em qualquer nível.
Tanto iniciantes como estudantes avançados encontrarão aqui a ajuda necessária para a análise de qualquer palavra grega ou para a exegese de uma passagem difícil. Coloca-se, assim, ao alcance de seminaristas e pastores a tão desejada leitura dos escritos do Novo Testamento na sua língua original.Suas características exclusivas são:Baseado no aclamado texto grego da UBS.Apresenta definições de acordo com os melhores léxicos gregos atuais.Inclui também as leituras variantes.Dá a frequência de cada forma flexionada e a referência de cada forma que ocorre apenas uma vez. Inclui os números de Goodrick-Kohlenberger e de Strong para todas as palavras.Inclui as partes principais de todos os verbos.Contém uma seção gramatical que apresenta os paradigmas e uma explicação dos motivos de serem formados como são.
Sumário
Prefácio .............................................................................................................vii
Como utilizar o Analítico.......................................................................................ix
Abreviações........................................................................................................xiii
Explicação dos Rótulos Morfológicos e dos Paradigmas............................................001
Seção I – Substantivos e Adjetivos........................................................................003
Regras básicas das terminações de caso................................................................003
Terminações de caso...........................................................................................004
O artigo.............................................................................................................005
Substantivos de primeira declinação .....................................................................005
Substantivos da segunda declinação................................................................................005
Substantivos da terceira declinação.................................................................................006
Adjetivos..........................................................................................................................010
Seção II – Formação do Verbo.........................................................................................014
Aumento (§31).................................................................................................................014
Reduplicação (§32)..........................................................................................................015
Formação do tempo verbal (§33) ....................................................................................016
Formativos de tempo e modo (§34).................................................................................017
Conjugações temáticas e atemáticas (§35) ......................................................................018
Terminações pessoais (§36).............................................................................................019
Seção III – Formação dos Tempos...................................................................................021
Quadro mestre do verbo indicativo .................................................................................021
Visão geral da conjugação temática.................................................................................022
Os Tempos..........................................................................................................................025
Presente do indicativo (§41) ............................................................................................025
Imperfeito do indicativo (§42).........................................................................................027vi
Futuro do indicativo (§43)...............................................................................................028
Aoristo indicativo ativo⁄médio (§44)...............................................................................030
Perfeito indicativo ativo (§45).........................................................................................032
Perfeito médio/passivo indicativo (§46)..........................................................................033
Aoristo/futuro passivos (§47) ..........................................................................................034
Subjuntivo (§50) ..............................................................................................................036
Optativo (§60) .................................................................................................................038
Imperativo (§70) ..............................................................................................................040
Infinitivo (§80).................................................................................................................041
Particípio (§90) ................................................................................................................042
Léxico Analítico.................................................................................................................049
Apêndices ...........................................................................................................................651
Quadro de referência rápida ............................................................................................653
Metodologia.....................................................................................................................654
Formas idênticas..............................................................................................................655
Crase ................................................................................................................................656
Números de Goodrick/Kohlenberger comparados com números de Strong ...................657
Números de Strong comparados com números de Goodrick/Kohlenberger ...................687
Partes principais dos verbos que ocorrem 50 vezes ou mais no Testamento Grego........717
Prefácio
Esta obra baseia-se na última versão do texto grego (UBS 3. ed., corrigida). A base de dados a partir da qual este livro foi criado foi comparada com outros bancos de dados; muitas decisões relacionadas à correta análise gramatical foram feitas manualmente. O Apêndice contém uma lista de passagens ambíguas, e registra outras decisões de mudanças necessárias que podem vir a afetar a contagem de ocorrências no Léxico Analítico.Tentamos ser o mais precisos possível, mas apenas se fôssemos arrogantes pressuporíamos que o texto está isento de erros; aceitamos de bom grado qualquer correção que for sugerida.Seria negligência não agradecer aqui a todos aqueles que contribuíram tanto para a conclusão desta obra. Minha esposa, Robin, foi fonte constante de incentivo e ajuda, desde a reflexão sobre a filosofia por trás deste livro, até a questão da aparência da diagramação; agradeço também a Ian e Kathleen Lopez, que digitaram grande parte do dicionário; a C. Jonathin Seraiah e Miles Van Pelt — dois dos melhores alunos que qualquer professor gostaria de ter —, que gastaram horas me ajudando a verificar as entradas do dicionário, as partes principais etc.; a Bryant Swenson e Aaron Sellers, pelo auxílio; às pessoas maravilhosas da Zondervan, especialmente Ed van der Maas e Verlyn Verbrugge, que acreditam no que estou fazendo com métodos de instrução de grego, e que deram suporte tanto na realização desta obra quanto de outras em que estamos trabalhando; e aos meus professores de grego, que me ensinaram a amar a língua e a compreender a necessidade de conhecer grego a fim de proclamar a verdade de Deus de modo preciso e convincente: Dr. E. Margaret Howe, Dr. Walter W. Wessel, Dr. Robert H. Mounce e Dr. William S. LaSor. Muito obrigado!